A iniciativa, organizada pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades, visa sensibilizar a população para modos de vida saudável, como o exercício físico e uma alimentação adequada, de forma a prevenir as doenças cardiovasculares

Os profissionais de saúde vão procurar identificar, através de um conjunto de rastreios gratuitos, nos dias 9, 10 e 11, entre as 10h00 e as 17h00, na Avenida Luísa Todi, fatores de risco cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade.

Outras propostas disponíveis na oitava edição do evento passam pela avaliação do risco cardiovascular a dez anos, rastreio da fibrilhação auricular e esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, insuficiência cardíaca, angina de peito e enfarte agudo do miocárdio.

Os rastreios voltam a estar disponíveis para a população no dia 18, das 10h00 às 17h00, no Espaço Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, no primeiro piso do Mercado do Livramento.

O “7 Dias do Coração” inclui, igualmente, a realização de iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis, como aulas de exercício físico, gratuitas, destinadas essencialmente à população sénior, no âmbito do projeto municipal “Desportivamente em (Re)Forma”.

Aulas de ginástica, dança e chi kung são dinamizadas por técnicos municipais no dia 9, das 15h00 às 17h00, e nos dias 10 e 11, das 11h00 às 15h00, na Avenida Luísa Todi.

No dia 12, às 09h30, há uma caminhada na Serra da Arrábida, com partida e chegada no Parque de Merendas de São Paulo. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no endereço gabinete.saude@mun-setubal.pt.

A 26, entre as 09h30 e as 12h30, realiza-se um peddy-paper urbano com o tema “Explore a Cidade com o Coração”.

No âmbito do “7 Dias do Coração” foi, igualmente, lançado um desafio às escolas para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico elaborarem desenhos subordinados ao tema “Como proteger o meu coração”.

Os trabalhos vão integrar uma exposição a inaugurar no Mercado do Livramento a 29 de setembro, Dia Mundial do Coração.