A nova associação, constituída formalmente a 27 de dezembro do ano passado, tem como visão o conceito de “sociedade para todos”, segundo o qual “todas as pessoas ocupam por direito o seu lugar, independentemente das suas incapacidades”, refere a presidente da direção, Ana Nogueira.

Nesse sentido, a Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão “assume como principal missão promover a inclusão das crianças, jovens e adultos com perturbação do espetro do autismo nas suas comunidades de pertença”.

Além disso, pretende constituir-se como “um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação” das pessoas com autismo, ao longo do seu ciclo de vida, de acordo com as suas necessidades e as necessidades das famílias.

A associação, que abrange os distritos de Setúbal, onde tem sede, Portalegre, Évora e Beja, dá prioridade ao trabalho em rede, “na e com a comunidade” para uma melhor inclusão das pessoas com autismo.

Esta visão, sublinha Ana Nogueira, implica abrir as portas da Inovar Autismo à sociedade, através da aposta em “respostas inovadoras, em atividades e eventos para pessoas com e sem deficiência, evitado a segregação e promovendo a inclusão”

A cerimónia de apresentação da Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão contou com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Maria das Dores Meira confessou que, além de ser “uma honra”, é “com forte emoção” que se associa a uma causa que tem como objetivo “a inclusão favorecida pelo exercício da cidadania de pessoas que querem dar um pouco mais de si aos outros”.

A autarca mostrou, igualmente, a disponibilidade da autarquia para apoiar “no que for possível” as iniciativas da associação. “Seremos um ponto de apoio à Inovar Autismo porque entendemos muito bem quais são as vossas finalidades e sabemos como é difícil arrancar com uma coisa destas.”

No final da cerimónia houve degustação de produtos regionais.