No 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a realizar a partir das 14h30, moradores dos cinco bairros que integram o programa – Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António – debatem novas iniciativas a desenvolver com vista ao aumento da qualidade de vida da comunidade.

A iniciativa, este ano com o lema "Decidir, Organizar e Realizar", na qual os participantes se constituem em grupos organizados por cada um dos cincos bairros, assenta numa metodologia de trabalho que procura apresentar medidas e planos de ação concretos para o desenvolvimento de novos projetos e iniciativas em prol da população.

Participação e organização de moradores, atividades físicas, desportivas e culturais, formações, reabilitação de edifícios e espaços públicos, comunicação/mobilização, ambiente e espaços verdes, higiene urbana, festas populares e atividades ocupacionais são temas em debate no encontro.

Outros objetivos da reunião são o reforço dos laços de coesão e de proximidade entre os moradores e o incentivo à participação em iniciativas do programa municipal, que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

Na sessão de abertura, às 15h00, com a apresentação dos objetivos do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, participam a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o vereador Carlos Rabaçal, e o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, além de técnicos municipais.

O visionamento de um filme antecede um momento de reflexão e análise sobre o trabalho já realizado no âmbito deste programa municipal sem precedentes a nível nacional, responsável por impulsionar atividades de melhoria do território e das condições de vida das populações.

O encontro prossegue com um período de trabalho no qual os participantes debatem, em grupo, o lançamento de novas intervenções a dinamizar no território e em prol da comunidade, ideias apresentadas posteriormente em plenário. Segue-se a sessão de encerramento, com uma intervenção da presidente da Autarquia, e um jantar convívio.

A união de esforços em torno de uma causa comum é o desígnio do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa que desde a sua génese, em 2012, já dinamizou várias operações de beneficiação de habitações e iniciativas que promovem o convívio de uma comunidade multicultural.

No 2.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a realizar na EB+S Ordem de Sant’Iago, está prevista a dinamização de uma exposição fotográfica e documental de projetos e iniciativas já concretizadas no âmbito deste programa municipal, a par de uma mostra de trabalhos manuais.

Os interessados em participar no encontro, impulsionado por moradores com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, devem inscrever-se, até 7 de novembro, no Gabinete da Bela Vista, presencialmente ou pelo telefone 265 724 466, ou através dos interlocutores eleitos nos bairros.