Na competição, realizada durante três dias em Setúbal, os 52 atletas participantes, de 13 clubes provenientes de seis países, capturaram mais de 4 mil peixes, à cana, numa área defronte da Comporta e do Carvalhal, a menos de dez milhas da costa.

Os italianos da Tubertini foram os vencedores, na segunda posição ficou o Clube Pesca e Náutica Desportiva, de Albufeira, e o terceiro lugar foi ocupado pelo Grupo Desportivo Amarelos, de Setúbal.

Os restantes representantes de Portugal, o Botafogo Futebol Clube, de Palmela, e o Clube Naval de Sesimbra, ficaram, respetivamente, no sexto e no sétimo lugar.

“Estávamos com muito receio das condições de mar e até havia zonas de reserva no rio, mas, afinal, tivemos muita sorte”, comentou o presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, Carlos Vinagre, instituição que organizou o evento.

O dirigente indicou que “o campeonato correu muito bem”, o que se deve, acrescentou, “à boa organização e aos apoios extremamente importantes, em particular da Câmara Municipal de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e também dos sponsors”.

O único lamento vai para o desejo de um registo maior de clubes participantes numa prova organizada sob a égide da Confederação Internacional de Pesca Desportiva e da Federação Internacional de Pesca Desportiva de Mar.

As equipas foram pontuadas de acordo com a quantidade de exemplares pescados, cada um com um determinado valor unitário. O peixe capturado é depois entregue a instituições de solidariedade social, através do Lions Clube de Setúbal.