Setúbal Bay 2018 - Taça do Mundo de Águas Abertas

A elite mundial da natação de águas abertas marca presença na baía de Setúbal, no dia 8 de junho, para a terceira etapa da FINA Marathon Swim World Series 2019.


Os atletas disputam a etapa setubalense num circuito delineado no rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel, local de eleição para o público assistir às competições masculina, com partida às 16h00, e feminina, com início agendado para dez minutos depois.

A Setúbal Bay, como a prova é conhecida localmente, numa organização da Federação Portuguesa de Natação, da Federação Internacional de Natação e da Câmara Municipal de Setúbal, regista a participação dos melhores atletas da atualidade, com destaque para a armada portuguesa, liderada por Angélica André e Rafael Gil.

A competição decorre ao longo de cerca de duas horas, tempo que os nadadores demoram, em média, a completar um percurso de dez quilómetros, distribuído por cinco voltas.

A Setúbal Bay 2019, a apresentar em conferência de imprensa a 6 de junho, inclui, igualmente, na parte da manhã, um evento de caráter popular, o FINA Marathon Swim World Series 2019 – Open Challenge, para várias idades, destinado à promoção da modalidade de natação em águas abertas.

O evento, que se realiza igualmente a partir do Parque Urbano de Albarquel, com o objetivo de proporcionar aos participantes o privilégio de nadar num dos grandes palcos da modalidade a nível mundial nos últimos 12 anos, é composto por três competições abertas ao público.

As provas de 200 metros, com início às 10h00, e de 600 metros, às 10h30, destinam-se a atletas a partir dos 10 anos. Para a competição de 2000 metros, agendada para as 11h30, podem inscrever-se nadadores com mais de 14 anos.

Mais informações sobre o Open Challenge podem ser obtidas em página dedicada no sítio da Federação Portuguesa de Natação, acessível nesta ligação.

O circuito mundial da FINA Marathon Swim World Series 2019, com um total de nove etapas e que reúne atletas dos cinco continentes, foi iniciado a 16 de fevereiro, em Doha, no Catar, a que se seguiu uma prova nas Seicheles, a 12 de maio.

Depois da etapa setubalense, a maratona aquática passa por Balatonfüred, na Hungria, a 15 de junho, e segue para o Canadá, com provas no Lac St. Jean, a 21 de julho, e no Lac Megantic, a 3 de agosto. Prossegue em Ohri, Macedónia, a 28 de agosto, Nantou, Taiwan, a 7 setembro, e culmina em Chun’An, na China, a 29 de setembro.

A cidade de Setúbal, considerada o “santuário” das águas abertas em Portugal, acolhe desde 2006 uma etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas da FINA, tendo também realizado já duas qualificações olímpicas da disciplina, para Londres 2012 e Rio 2016.