Marchas Populares de Setúbal

As Marchas Populares de Setúbal 2019, com o ator setubalense Fernando Luís como presidente do júri, fazem o desfile de apresentação no dia 22, à noite, na Avenida Luísa Todi.


As oito coletividades a concurso nesta edição organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Europrol, apresentam-se a Setúbal às 22h00, num evento de entrada gratuita em que demonstram o brio bairrista.

Neste dia 22, Setúbal mobiliza-se para receber e conhecer as oito coletividades a concurso, que se apresentam à cidade no tradicional desfile na Avenida Luísa Todi, no qual participam também três marchas extraconcurso.

Participam nas Marchas Populares de Setúbal 2019 a União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Setúbal Varina, num Perfeito Dialeto”, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “Tradições de um povo num rio beijado pelo sol”, e o Clube Recreativo Palhavã, com “P’ra que horas é o aviso?”.

A União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense apresenta “Com o Mar Aqui tão Perto”, enquanto a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfila com o tema “Música maestro”.

O Núcleo Bicross de Setúbal apresenta a concurso o tema “No coração, a nossa marcha é rainha”, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, “Das salinas aos bailaricos pelo meio um namorico” e o Grupo Desportivo Independente inspira a marcha na temática “Choco frito, o sabor que só Setúbal tem”.

Os desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “A música do meu silêncio!”, e das marchas infantis da Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross de Setúbal, com as temáticas “Moinhos da nossa terra” e “Ligeiras vão saltitando”, respetivamente.

Como é habitual, todas as coletividades a concurso, bem como a madrinha das madrinhas, que este ano é Joana Lança, cantam a Grande Marcha de Setúbal, intitulada “Calafate, o Cantador da Cidade”, com letra de Natália Abreu e música de Artur Jordão.

Fernando Luís preside ao júri do concurso, do qual fazem ainda parte Ricardo Crista, em cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurino, Ester Correia, letra, e António Laertes, música, conjunto que avalia as coletividades a concurso em desfiles nos dias 28 e 29, às 22h00, pagos, na Praça de Touros Carlos Relvas.

As entradas simples em ambos os dias do concurso custam 2,5 euros. Os bilhetes para lugares sentados têm o valor de 3,5 euros, enquanto os acessos aos camarotes têm o preço de quatro euros por pessoa. As crianças até 10 anos não pagam.