Hortas Urbanas

A comunidade de hortelões das Hortas Urbanas de Setúbal vai doar produtos hortícolas à Cáritas Diocesana de Setúbal para serem distribuídos por famílias carenciadas do concelho.


Há cerca de quatro meses, a equipa de gestão dos Viveiros Municipais das Amoreiras lançou o desafio aos hortelões para plantarem couve portuguesa com o objetivo de ser doada, na época natalícia, a uma instituição do concelho.

Os hortelões acederam e, além das couves portuguesas, vão doar outros produtos hortícolas que tenham em excesso à Cáritas Diocesana de Setúbal que os deverá incluir na confeção de refeições e nos cabazes de bens alimentares e outros produtos distribuídos a famílias carenciadas.

A Cáritas vai proceder à recolha dos produtos, no dia 23 de dezembro, por volta das 15h00, nas Hortas Urbanas, localizadas nos Viveiros Municipais das Amoreiras.

Em 2017, a comunidade de hortelões promoveu uma iniciativa solidária semelhante, na altura com a entrega de cerca de 30 quilos de couves e alfaces ao Banco Alimentar Contra a Fome.

O projeto das hortas comunitárias, criado em 2013, que conta atualmente com 138 hortelões, visa promover a prática da agricultura sustentável e estimular a convivência social e a economia dos agregados familiares.

Os utilizadores têm liberdade para plantar e produzir plantas hortícolas para autoconsumo ou somente para recreio, bem como para instalar na sua parcela, com uma área de 30 metros quadrados, estruturas necessárias para o apoio às plantações, como sebes e vedações, desde que colocadas dentro do perímetro do espaço e numa altura até 25 centímetros.