Campeonato Nacional das Profissões - encerramento

Sete jovens do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal foram premiados na 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, que decorreu em Setúbal entre os dias 9 e 14.


Perto de quatro centenas de jovens de centros de formação, escolas e empresas de vários pontos do país participaram no evento, organizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que encerrou no dia 14, no cais 3 do porto de Setúbal, com a cerimónia de entrega de prémios aos melhores em cada uma das 44 profissões representadas.

A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, congratulou os vendedores e agradeceu ao IEFP por ter confiado em Setúbal para a realização deste certame de âmbito nacional.

“Estou certa de que a cidade esteve à altura de um evento destas características. Além de ter sido muito bom para a economia local, mostrou que Setúbal é portadora de um enorme capital humano e de competências.”

A boa organização do certame foi, igualmente, destacada pela presidente da entidade que organiza os campeonatos das profissões a nível europeu, WorldSkills Europe, Dita Traidas.

“Estive em muitos países a assistir a campeonatos das profissões, mas fiquei maravilhada com a organização da competição em Setúbal.”

A responsável sublinha que o que está em causa nesta iniciativa, que se realiza de dois em dois anos, é “a valorização das profissões e a importância da formação profissional”, e congratulou os concorrentes, considerando-os “o futuro de Portugal e da Europa”.

Para a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões foi “um sucesso espetacular, com muita energia boa e muita gente a mostrar o que faz de melhor”.

A governante entregou o prémio ao vencedor absoluto da competição a Edgar Monteiro, formando de Eletromecânica Industrial, do CENFIM da Trofa, que, além de ter sido o mais bem classificado na região norte, conquistou a pontuação máxima entre os cerca de quatrocentos jovens em competição.

João Ferreira, na profissão de fresagem, em representação do Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda, foi o melhor na região centro, e a dupla Tiago Ramos e João Ferreira, de Mecanotrónica Industrial do CENFIM de Torres Vedras, conquistou a primeira posição na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A sul, os vencedores foram, no Alentejo, João Nabais, formando de Web Technologies, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e, no Algarve, Seomara Cabrita, no esteticismo, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento.

Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira os melhores em competição foram Messias Rodrigues, formando de gestão de redes informáticas da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, e Sara Abreu, de esteticismo do Instituto de Qualificação da Madeira.

O Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, com a participação de jovens entre os 17 e os 25 anos, premiou, igualmente, os melhores em cada uma das 44 profissões representadas que competiram em oito mil metros quadrados de oficinas.

De destacar a participação dos formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, que conquistaram três medalhas de ouro e quatro de prata.

Margarida Bota foi a vencedora na profissão de caring – serviços pessoais à comunidade e Daniel Mémé conquistou o ouro na área da logística.

Miguel Trindade foi o melhor em competição na profissão de técnico de produção aeronáutica e montagem de estruturas, cabendo o segundo lugar a outro setubalense, Paulo Fradique.

Conquistaram ainda medalhas de prata Rafael Piedade, na soldadura, e Tiago Constantino e Gerson Martins, ex-aequo, na produção e transformação de compósitos.

Os participantes que conquistaram medalhas de ouro representam Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorre em setembro de 2020 em Graz, Áustria, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, a ter lugar em Xangai, China, em setembro de 2021.

Os formandos em competição foram avaliados por 350 jurados, provenientes de vários pontos do país, que pontuaram “mais de 160 mil itens, num trabalho de grande rigor e transparência”, sublinhou o vice-presidente do IEFP, António Leite.

O responsável, que destacou, igualmente, o “aumento substancial do número de entidades participantes na edição de 2020”, anunciou que a 45.ª edição do evento, em 2022, decorrerá em Portimão, no Algarve.

A cerimónia de encerramento do 44.º Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, que encheu por completo o cais 3 do porto de Setúbal, foi pontuada por momento de dança a cargo do Estúdio de Dança Kelly Nakamura.

No final, após a foto de grupo com todos os participantes, os Noisy Crew e os FunParra animaram o evento.

O 44.º Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, que se realizou em mais de oito mil metros quadrados de espaços de oficinas, contou com o envolvimento de duas centenas de voluntários e mais de nove mil visitantes provenientes de vários pontos do país.