Coronavírus Covid-19 | reabertura do pré-escolar | ações preparatórias

A Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver um conjunto de ações para o regresso das crianças, com todas as condições de segurança, ao pré-escolar público a 1 de junho.


O município não poupa esforços para garantir que, a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, tudo esteja preparado para receber as crianças em idade pré-escolar, naquela que é mais uma das fases do plano gradual de desconfinamento delineado pelo Governo no âmbito do Estado de Calamidade.

Nesta matéria, a autarquia está a proceder à limpeza, desinfeção e higienização de todos os estabelecimentos de ensino público pré-escolar, tanto as áreas exteriores como as interiores. No caso dos espaços interiores, é utilizado um processo de ozonização, que não liberta substâncias nocivas para a saúde.

Com vista à preparação do regresso do pré-escolar, a Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver reuniões com assistentes operacionais desta valência de ensino e também com as direções de todos os agrupamentos de escolas existentes no concelho setubalense.

Os assistentes operacionais do município afetos às valências de pré-escolar, em formação, pela Marinha Portuguesa, sobre procedimentos relacionados com a desinfeção para proteção contra a Covid-19, recebem ainda equipamentos de proteção individual e fardamento.

As ações nestes estabelecimentos de ensino são enquadradas na estratégia da Câmara Municipal de Setúbal para combate à propagação da pandemia da Covid-19, traduzida, nos últimos meses, num esforço sem precedentes para limpeza, desinfeção e higienização de todo o concelho.