As comemorações centraram-se no renovado Museu do Trabalho Michel Giacometti, que reabriu no dia 18, após profundas obras de requalificação, onde os realizadores João Bordeira e Sérgio Braz apresentaram, no dia 20 à noite, o projeto “Filme no Bairro”, do Centro Comunitário São Sebastião.

O objetivo do filme, cujas gravações já começaram, é fazer uma análise antropológica do Bairro de São Domingos e retratar as vivências do quotidiano das pessoas que residem naquele local histórico da cidade.

A noite no Museu do Trabalho, que registou uma grande afluência de visitantes até cerca das 23h30, hora do encerramento, contou ainda com as atuações do Rancho Folclórico de Praias do Sado e de Isma & Alan, do grupo de experimentação “In” Temporal.

A noite terminou com performances e danças, através da conjugação de sentidos e emoções, do grupo DEIADANCE-Project-Manuel Galrinho.

De salientar, igualmente, que à tarde o museu já tinha recebido um conjunto de iniciativas, a começar com uma palestra sobre “A Poesia e o Trabalho, apelando à consciência e à dignidade do ser humano no mundo fabril”, conduzida por José Vultos Sequeira.

O projeto Sénior Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião, apresentou a peça “Mulher Conserveira” e houve animação musical pelo Grupo Sénior de Cantares Populares de São Sebastião, além de uma conversa sobre a origem do “Yoga do Riso”, com a participação de Fernanda Pacheco, líder desta prática.

A Noite Europeia dos Museus foi também assinalada no Museu de Setúbal, com um recital de música de câmara pelos alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e na Casa Bocage, com a apresentação da obra poética “Pensamentos e Poesia”, de Manuela D’Abreu, autora natural de Setúbal.

 

Documentos Relacionados