A sessão de arranque do concurso organizado numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a Sociedade Musical Capricho Setubalense conta com Ana Santos, 53 anos, de Lisboa, Carlos Borges, 32, da Cova da Piedade, Carlos Zacarias, 56, de Vila Nogueira de Azeitão, e Catarina Ferreira, 18, de Palmela.

O elenco de fadistas que mostram talento na primeira noite do concurso de âmbito nacional inclui ainda Joaquim Grilo, 48 anos, de Montemor-o-Novo, Maria Infante, 21, de Moura, Nuno Desidério, 22, de Setúbal, e Sara Coito, 22, de Lisboa.

O Concurso de Fado de Setúbal selecionou nesta edição um total de 16 concorrentes, provenientes de vários pontos do país e com idades entre os 18 e os 73 anos. Os candidatos são divididos em dois grupos – oito por cada semifinal – para interpretar, cada um, dois temas.

Os concorrentes são avaliados por um júri composto por representantes da autarquia e da Capricho Setubalense e por um fadista convidado, que, na primeira semifinal, é Inês Pereira. Na segunda semifinal, a jurada convidada é Deolinda de Jesus, enquanto na final o júri conta com a avaliação de Pedro Moutinho.

Os bilhetes para assistir a cada semifinal do concurso que procura divulgar e projetar novos cantores deste género musical tão português, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde novembro de 2011, têm o custo de cinco euros, com direito a uma bebida.

Na final, com entradas a oito euros e direito a bebida e ceia, o júri atribui prémios aos oito primeiros classificados e distingue o melhor fadista do concelho. O público também tem uma palavra a dizer e elege o preferido. Além de prémios monetários, os vencedores têm atuação garantida na Feira de Sant’Iago 2018.