Nas comemorações do primeiro “Dia do Moscatel”, instituído a 10 de maio, o vereador André Martins, da Câmara Municipal de Setúbal, enalteceu a importância deste “produto de excelência, único no mundo e uma referência internacional que muito tem contribuído para a promoção da região de Setúbal”.

Para o autarca, o sucesso da implantação internacional do moscatel enquanto marca própria de uma região demarcada “é uma justa recompensa pelo esforço dos produtores que, ao longo dos últimos anos, têm trabalhado em conjunto e sido capazes de encontrar soluções inovadoras a partir de um produto com enormes potencialidades”, com vinhos medalhados em inúmeras ocasiões.

A marcar a celebração foi apresentada a aguardente de moscatel “Amus”, da Adega Cooperativa de Palmela, inédita no género, obtida a partir da destilação em alambique de cobre de massas da casta Moscatel, que, antes, permaneceram em maceração em aguardante vínica, processo que confere à bebida um aroma a figos secos.

O gerente da Adega Cooperativa de Palmela, Luís Silva, classificou a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, como uma “perfeita oportunidade para se fazer um brinde ao moscatel”, um produto já bastante difundido a nível dos vinhos e com outras utilizações conhecidas, nomeadamente na doçaria regional, mas que tem ainda espaço para novos usos, “numa procura incessante que deve ser feita para o relançar”.

Ao longo do dia, os visitantes da Casa da Baía tiveram a oportunidade de experimentar gratuitamente moscatel e bebidas confecionadas pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, tal como a “moscatinha”, um tipo de caipirinha em que é substituída a cachaça brasileira pelo vinho generoso setubalense.

Em paralelo, a loja de vinhos do espaço turístico praticou preços promocionais na garrafeira de moscatel e foi realizado um workshop gratuito que ensinou a distinguir entre as diferentes marcas e as respetivas características, conduzido pela Confraria do Moscatel.

“O Moscatel e o Chocolate” é o título de um curso agendado para dia 12, na Casa da Baía, que sugere a exploração das potencialidades dos sabores dos vários tipos de chocolates e de moscatel existentes.

A engenheira agrónoma Susana Garcia conduz o curso, o qual aborda as temáticas “Do cacau ao chocolate”, “Como provar chocolate – metodologia da prova”, “Moscatel de Setúbal e chocolate – o que os une…”, “A denominação de origem ‘DO Setúbal’”, “As diferentes formas de produzir moscatel” e “Combinações perfeitas”.

O “Dia do Moscatel” é uma organização no âmbito do programa municipal “Viva o Vinum”, de promoção enoturística da região.