RAN | Círculo de Jazz Fest

O jazz português de RAN e NoA encerrou no dia 25, ao fim da tarde, na Capricho Setubalense, a décima edição do Círculo de Jazz Fest, marcada pela estreia da programação cultural do Forte de Albarquel.


O espetáculo de encerramento do 10.º Círculo de Jazz Fest, que contou com lotação esgotada, abriu com RAN, projeto formado pelos músicos de jazz e de rock Daniel Neto, na guitarra, Hugo Antunes, no baixo, e João Rijo, na bateria.

Neste concerto, o trio libertou-se de fórmulas ortodoxas de composição mergulhando em algo que não só desafia a lógica mainstream como também coloca em perspetiva as fronteiras linguísticas da música atual.

Na segunda parte, o testemunho foi passado a NoA, projeto composto por Nuno Costa, nas guitarras, Óscar Graça, no piano e teclados, e André Sousa Machado, na bateria e percussão.

O trio português, formado em 2012, apresentou o álbum de estreia “Evidentualmente”, lançado em março de 2020, tendo por base uma fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz.

Um dos destaques do evento foi a estreia do Forte de Albarquel como espaço cultural, com a realização, no dia 24 à noite, de dois concertos, que tiveram, igualmente, lotação esgotada.

A Incerteza do Trio Certo, banda formada por António Pedro Neves, na guitarra, Diogo Dinis, no contrabaixo, e Miguel Sampaio, na bateria, atuou na primeira parte. A noite terminou com um espetáculo pelo quarteto liderado pelo saxofonista João Mortágua.

A décima edição do Círculo de Jazz Fest abriu no dia 22, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o concerto de estreia da Orquestra de Jazz de Setúbal, projeto ligado umbilicalmente à Escola de Jazz da centenária Capricho Setubalense e que conta com alguns dos mais importantes músicos de jazz nacionais.

No dia seguinte, também no Fórum Municipal Luísa Todi, houve concerto em dose dupla com Samuel Gapp Trio acompanhado pelo quarteto de cordas String Quartet, na primeira parte, e os Ogre, projeto liderado pela cantora Maria João e pelo produtor João Farinha.