Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião homenageia Maria Adélia Botelho

A quinta edição do Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião, realizada no dia 28, no Auditório Bocage, com a atuação de cinco acordeonistas portugueses, homenageou a professora e acordeonista Maria Adélia Botelho.


O evento, organizado pela AAP – Associação dos Acordeonistas de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião, contou com as atuações de Nelson Conceição, Tiago Inácio, Luís Godinho e Nelson Marto e a participação especial de Rita Candeias.

Um dos momentos altos do espetáculo foi a homenagem a Maria Adélia Botelho, professora e acordeonista que participa no festival desde a primeira edição e apoia a Associação dos Acordeonistas de Portugal na realização de vários eventos.

A artista, natural de Santiago do Cacém, recebeu lembranças entregues pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e pelo presidente da AAP, Nuno Soares.

Maria Adélia Botelho Candeias teve uma escola de música durante 32 anos, no âmbito da qual lecionou acordeão em Santiago do Cacém, Melides, Sousel e Avis, e, atualmente, é professora na Universidade Sénior de Grândola.

A acordeonista foi mentora de projetos musicais, como Grupos Acordeons D’Além Tejo e Jovens Acordeonistas de Sant’Iago, e integrou, entre outros grupos, a Tocata do Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia, de São Bartolomeu da Serra, e o Grupo Valsa Mandada, do Centro de Dia de São Francisco da Serra, ambos no concelho de Santiago do Cacém.

Já recebeu diversas distinções, como a Medalha de Mérito da Cidade de Santiago do Cacém, a Medalha de Mérito Cultural da Casa do Alentejo de Toronto e a Medalha de Mérito da Casa Real Portuguesa.