Ao longo da manhã os participantes têm a oportunidade de fazer um passeio pedestre ao Povoamento de Colonização Interna e à Igreja de Pegões, localidade do concelho do Montijo onde decorre a iniciativa, seguindo-se uma outra visita à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro.

Ainda nas instalações da cooperativa vinícola realiza-se o sarau “Odes a Baco”, no qual os participantes podem contribuir com a leitura de contos, histórias e poemas ou através de outras manifestações artísticas.

A manhã termina com um almoço no restaurante regional “O Colono” em que a ementa apresenta, entre outas propostas, sopa caramela e carne da matança com batatinhas no forno.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00 na Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

As inscrições para a iniciativa devem ser feitas até às 15h00 do dia 3, através de um formulário disponível em www.sal.pt, sítio da empresa SAL – Sistemas de Ar Livre, parceira da Câmara Municipal, juntamente com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.  É também possível realizar as inscrições no ponto de encontro para o passeio pedestre.

Os bilhetes sem almoço custam 10 euros, enquanto com almoço ficam em 25 euros. Após as 15h00 do dia 3, aqueles valores sobem, respetivamente, para 15 e 30 euros.

Detentores de cartão SAL e residentes e turistas alojados no concelho de Setúbal têm 20 por cento de desconto.