O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, elogiou em 25 de junho, na inauguração do Fest’Asso 2022, o papel que as autarquias, o movimento associativo, o tecido empresarial e os próprios munícipes têm na promoção do concelho.


“Setúbal faz-se com todos, com a Câmara, com as juntas de freguesia, com as coletividades, com os patrocinadores e, naturalmente, com todos os setubalenses, porque são eles que contribuem de uma forma solidária para promover todos os dias Setúbal das mais diversas maneiras”, afirmou o autarca no primeiro dia do evento, a decorrer até 10 de julho, no Largo José Afonso.

André Martins agradeceu à União das Freguesias de Setúbal a realização desta iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal, porque se trata de “um esforço” daquela autarquia e “de todos os trabalhadores” para que a cidade “continue a estar no mapa” e “num patamar de referência” para setubalenses e visitantes.

“É com todos que nós continuamos a contar fazer mais Setúbal, porque vale a pena trabalhar por Setúbal”, referiu, recordando que as cinco freguesias do concelho – União das Freguesias de Setúbal, São Sebastião, Sado, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e Azeitão – trabalham, em conjunto com o movimento associativo, de modo a “criar as condições para que as coletividades possam desenvolver melhor as suas iniciativas e estar ativas”.

Segundo André Martins, “a participação e o envolvimento” de todos “ajudam as associações a fazer também mais Setúbal”, mas recordou que iniciativas como o Fest’Asso têm lugar também graças à existência de patrocinadores, aos quais agradeceu.

Espetáculos musicais, gastronomia, atividades associativas, animação infantil e artesanato são atrativos da edição 2022 do Fest’Asso.

O certame de promoção e divulgação do trabalho do movimento associativo da União das Freguesias de Setúbal está de regresso ao Largo José Afonso com 16 dias de festa, até 10 de julho, com animação musical garantida em todas as noites.

No sábado, depois das intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, houve espetáculos musicais pelos Canta Brasil e Gipsy Jazz Colective.

A animação musical tem início às 21h00 e às sextas-feiras e sábados também às 23h00, dias em que o Fest’Asso proporciona ao público música em dose dupla.

No domingo atuaram os Slash N’ Roses, banda de tributo aos Guns & Roses, e hoje sobe ao palco o Grupo Alpha 4. Em junho, a programação musical conta ainda com o Grupo Típico Cantares do Sado, dia 28, Miguel Azevedo, a 29, e Jorge Nice, 30.

Julho começa com duas noites de concertos em dose dupla, com o Grupo Típico Alentejano Banza e os Irmãos Cabanas, dia 1, e os Klássicos e Abel Geada Trio, a 2, a que se seguem atuações de Os Massacotes, a 3, Zé Zambujo & Pedro Carvalho, 4, e Lázaro & Jorge, 5.

O Fest’Asso conta ainda com espetáculos de The Bossa Alibi, a 6, Os Alcorrazes, a 7, e The Bitols, de tributo aos The Beatles, e Hélder & Reinaldo, ambos a 8, assim como com uma noite de fados e um concerto de Johnny Boy Eletric Band, a 9, e no último dia, a 10, uma atuação de Toy.

Além do vasto programa de animação musical, o certame contempla áreas de animação infantil, mostras de artesanato e de produtos locais e demonstrações das atividades desenvolvidas pelas coletividades, nomeadamente na vertente desportiva.