Ação de formação "Queres comer? Pergunta à abelha" capacita professores

Cerca de duas dezenas de professores de Setúbal participaram na manhã de 9 de março, na Casa do Largo, numa ação de formação promovida no âmbito do Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais.


“Queres comer? Pergunta à abelha” deu título à atividade formativa direcionada para professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, promovida com o objetivo de os capacitar de ferramentas para estimular a criatividade e o interesse de crianças para este tipo de inseto.

Na formação conduzida por Andreia Penado e Ana Miguel, do Centro de Formação Ciência Viva, foram fornecidas ferramentas e recursos que permitem aos professores encontrar abordagens atraentes, inovadoras e práticas para explorar diferentes temáticas científicas a partir dos interesses das crianças.

A alimentação, a reprodução, o ciclo de vida e a polinização feita pelas abelhas foram alguns dos temas abordados na ação, a qual permitiu aprofundar conhecimentos sobre a biologia destes insetos e a importância destes para o bem-estar humano e ecossistemas naturais.

O Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal desde o ano letivo 2019/20, dirige-se a todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, com ações para docentes e alunos.

Com este programa, o município pretende contribuir para a melhoria do sucesso escolar, nomeadamente ao nível da língua portuguesa, matemática e ciências, através da intervenção em anos precoces de escolaridade, de modo a prevenir dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.