19° Parcialmente nublado
Praia de Galapos

Atividades de sensibilização para os cuidados a ter na exposição solar compõem uma campanha a decorrer entre os dias 16 de junho e 31 de julho, nas praias da Figueirinha e de Albarquel.


A campanha, inserida no programa “Setúbal Verão + Saudável”, organizado pela Câmara Municipal com parcerias, integra as ações “Como Ir, Estar e Vir da Praia”, aos fins de semana na praia de Albarquel, destinada à população em geral, e “O Sol é meu amigo”, na Praia da Figueirinha, às quartas-feiras, para crianças e jovens.

“Como Ir, Estar e Vir da Praia”, com início a 16 de junho, ajuda crianças e adultos a adotarem procedimentos corretos em comportamentos relacionados com a proteção à exposição solar, alimentação, hidratação, atividade física e preservação do ambiente.

Em “O Sol é meu amigo”, com início no dia 19, são desenvolvidos jogos pedagógicos com as crianças que frequentem a praia entre as 10h00 e as 12h30.

O alerta para os cuidados a ter com o sol e a importância da ingestão de água e de uma alimentação saudável, bem como informação sobre os riscos associados a uma incorreta exposição solar são transmitidos, em ambas as ações, por uma equipa constituída por técnicos do Gabinete de Saúde da autarquia e enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.

As atividades incluem, igualmente, a distribuição de folhetos da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo com informações sobre os sinais que merecem atenção na prevenção do melanoma.