Protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Câmara Municipal de Setúbal assinou no dia 30 um protocolo de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através Grupo de Apoio de Setúbal, com vista ao desenvolvimento de um conjunto de ações para prevenção da doença oncológica.


A escolha do dia de hoje, em que se assinala o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, para a realização da cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi para a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, “propositada, pelo grande significado que este dia tem”.

Palavras reiteradas pelo vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, que acentuou a vontade de que o ato hoje firmado “sirva também para dar destaque às iniciativas programadas e que a atual conjuntura não permitiu que acontecessem ao longo do mês”, denominado de Outubro Rosa, como forma de alertar para a prevenção do cancro da mama.

O protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro visa a implementação de um conjunto de ações na prevenção do cancro, bem como no apoio social ao doente oncológico e respetiva família, através do Núcleo Regional do Sul – Grupo de Apoio de Setúbal (GASET), entidade parceira do Plano Local de Saúde da Arrábida.

Na cerimónia, Sofia Cabrita, da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destacou a importância da colaboração das autarquias com os núcleos regionais de apoio, na medida em que “só com este envolvimento é possível passar a devida mensagem”.

Sofia Cabrita aproveitou ainda o momento para anunciar um acordo estabelecido entre a Liga e ARS Lisboa e Vale do Tejo que vai permitir para breve “o alargamento dos rastreios do cancro da mama”, interrompidos desde o início da pandemia de Covid-19.

O município de Setúbal, entre as suas atribuições e competências, e como membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, contribui para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos munícipes e participa ativamente nas iniciativas válidas que a sociedade civil empreende nos domínios da saúde e da participação cívico-cidadã.

No concelho de Setúbal, as doenças oncológicas constituem uma das principais causas de morte e incapacidade da população. As intervenções centradas no diagnóstico precoce reduzem a incidência da doença oncológica e proporcionam um tratamento mais rápido e adequado.

A autarquia tem particular preocupação na promoção da saúde e na prevenção das doenças, promovendo inúmeras ações de rastreio e de sensibilização junto da população ao longo do ano.

Os programas de rastreios oncológicos de base populacional integram o Plano Local de Saúde da Arrábida 2019-2023, documento que reúne orientações de planeamento em saúde com o objetivo de promover mais e melhor saúde nos territórios abrangidos, nomeadamente no concelho de Setúbal.

O protocolo assinado hoje tem ainda como objetivo, entre outros, aumentar o impacte das mensagens de saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul junto da comunidade e desenvolver ações junto da comunidade que contribuam para a prevenção das doenças oncológicas.

O acordo contempla o trabalho conjunto entre as duas entidades para o aumento da literacia em saúde, com destaque para os fatores de risco das doenças oncológicas, bem como de serviços de apoio prestados pelo GASET.