Centenas de alunos dos 6 aos 16 anos de Setúbal estão a aprender ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática numa oficina pedagógica, realizada, de forma original, no interior de um autocarro, estacionado até ao final da tarde de dia 17 no Bonfim.


O Creactivity Bus, desenvolvido pelo BPI e pela fundação espanhola la Caixa, aparenta ser um mero autocarro, mas por dentro é uma sala de aula interativa, equipada com uma série de painéis, circuitos elétricos, estruturas voadoras com material reciclável, roldanas, rodas dentadas e fios à manivela, dispostos ao redor do veículo de 14 metros de comprimento.

Na manhã de dia 17, o autocarro, estacionado no Jardim no Bonfim, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, teve a visita de duas dezenas de alunos do 4.º ano da Escola Básica de Montalvão – Laranjeiras.

“As crianças e os jovens são estimulados a pensar com as mãos, a não ter medo de errar e a utilizar a imaginação, a criatividade e o engenho para resolver problemas simples”, explica uma das monitoras do projeto pedagógico, a funcionar gratuitamente das 09h00 às 16h30, para as escolas, e das 16h30 às 18h30, para o público em geral.

A unidade móvel, que segue no dia 18 para o Parque Verde da Bela Vista, onde fica estacionada até dia 19, tem quatro grandes áreas para implementar diferentes competências.

Na Mecânica, os estudantes “podem construir engrenagens, caminhos para bolas e berlindes, tendo, para isso, que utilizar a matemática”, enquanto na Eólica, têm a oportunidade de “criar um objeto voador que depois terá de voar num tubo de vento”.

Quando passam para a Eletricidade, aprendem mais sobre circuitos elétricos.

Já na zona Tecnológica, os alunos encontram uma espécie de laboratório de vídeo, fotografia e sistema de stop-motion.