Programa Venham Mais Vinte e Cincos celebra 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, é entrevistado na manhã de 11 de março por alunos do ensino secundário, numa sessão moderada por responsáveis do projeto “Democracia nas Escolas”, que faz parte do grupo “Os 230”.


A iniciativa, que se realiza no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal – “Venham Mais Vinte e Cincos” –, vai ter lugar entre as 10h30 e as 12h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, envolvendo mais de meia centena de alunos de escolas secundárias do concelho.

O grupo “Os 230” apresenta-se como “um projeto de responsabilidade cívica independente, apartidário e sem fins lucrativos, que ambiciona contribuir para o reforço da democracia portuguesa e promover a participação cívica consistente de toda a sociedade”.

Criado pelo jurista Francisco Cordeiro de Araújo em 2020, durante a pandemia, o projeto pretende contrariar “a divisão, polarização e entrincheiramento na sociedade portuguesa, bem como o afastamento dos cidadãos em relação ao mundo político”, e começou pelo “desafio de entrevistar os 230 deputados à Assembleia da República, para que os portugueses conhecessem melhor os seus representantes”.

O projeto tem por objetivos, entre outros, “esbater a excessiva distância entre os portugueses e os seus representantes”, “estimular a cidadania ativa”, “promover a literacia política e democrática”, “estimular o pensamento crítico”, “incentivar o escrutínio e a transparência” e “encorajar o diálogo e debate democrático com respeito e honestidade”.

“Democracia nas Escolas” é um subprojeto do grupo “Os 230”, que tem por objetivo “contribuir para o fortalecimento da democracia portuguesa” pela estimulação do pensamento crítico e da literacia nas crianças e jovens, através de formações sobre cidadania e democracia que pretendem chegar a todas as escolas portuguesas, do primeiro ciclo ao ensino secundário.

Esta entrevista/conversa com o presidente André Martins é a primeira iniciativa de um conjunto de atividades que o município está a organizar com o grupo “Os 230”, através do projeto “Democracia nas Escolas”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Vão ainda decorrer 12 sessões do projeto “Democracias nas Escolas” nas escolas do concelho, uma campanha de sensibilização na rua e nas escolas sobre importância de votar, participação cívica e democracia, uma sessão de cinema e debate sobre participação cívica e a entrega do livro “Democracia nas Escolas” às bibliotecas escolares.