1.º Setúbal Ladies Open - australianas Elysia Bolton e Alexandra Bozovic ganharam em pares

A neerlandesa Arianne Hartono venceu a edição inaugural do Setúbal Ladies Open, onde era a atleta mais cotada entre as presentes, ao derrotar a norte-americana Madison Sieg na final de singulares, disputada em 11 de junho no Clube de Ténis de Setúbal.


Hartono, 27 anos, número 220 do ranking WTA e primeira cabeça de série deste torneio em Setúbal, dominou o encontro da final e venceu a 509.ª jogadora do mundo pelos parciais de 6-2 e 6-2, em apenas uma hora e onze minutos de jogo, para conquistar o título no torneio, que pontuou Circuito Mundial feminino da Federação Internacional de Ténis e distribuiu 25 mil dólares em prémios.

A número quatro dos Países Baixos alcançou em Setúbal o seu terceiro e mais importante título internacional de singulares, uma vez que somava dois triunfos, em 2018 e 2019, no torneio de Jacarta, na Indonésia, dotado de 15 mil dólares em prémios e disputado em piso duro, tal como a competição setubalense.

Nas meias-finais, disputadas em 10 de junho, Arianne Hartono tinha eliminado, com um triunfo por 7-5 e 6-2, a portuguesa Angelina Voloshchuk, de 16 anos, que foi a melhor jogadora nacional no torneio e até esta semana ainda não tinha vitórias em quadros principais de singulares de competições internacionais.

Com este triunfo, Hartono vai subir mais de 20 lugares no ranking WTA, regressando ao Top-200, depois de em setembro de 2022 ter alcançado o 156.º posto, a sua melhor classificação de sempre.

A final de pares, realizada no dia 10, teve um duelo 100 por cento australiano, com Elysia Bolton e Alexandra Bozovic, segundas cabeças de série, a confirmarem o favoritismo e derrotarem Gabriella da Silva Fick e Petra Hule, num encontro em que houve necessidade de recorrer a um match tie-break, por 6-7 (6), 7-6 (3) e 10-8, após duas horas e dois minutos de jogo.

Iniciado em 4 de junho com a fase de qualificação, o 1.º Setúbal Ladies Open, que contou com a participação de mais de 80 jogadoras oriundas de 28 países, foi organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ténis, da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Setúbal, entre outros parceiros.