Arquivo Municipal de Setúbal | Novas instalações

A Câmara, através do Arquivo Municipal, promove “A Margem da Liberdade”, de 22 de abril a 3 de maio, com momentos lúdico-pedagógicos para os mais novos e de reflexão para os mais velhos.


O novo projeto do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal tem como objetivo promover um espaço de brincadeira para as crianças e incentivar o debate de temáticas ligadas à Liberdade, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, além de divulgar a importância da preservação documental enquanto fonte primária de informação.

Entre 22 de abril e 3 de abril, é esperada a visita de mais de 250 crianças das escolas básicas dos Arcos, n.º 2 de Santa Maria da Graça, n.º 4 dos Pinheiros, Alto da Guerra e de Montalvão – Laranjeiras e do ATL O Sonho, que podem participar em atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com o tema do 25 de Abril, testar conhecimentos em quizz e assistir a momentos musicais com o acordeonista Leonel Mateus.

“A Margem da Liberdade” é composta por um conjunto de atividades intergeracionais, que incluem a elaboração de cravos em papel por cerca de uma centena de utentes do CATI – Centro de Apoio à Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal e do Espaço MaiorIdade – Junta de Freguesia de São Sebastião.

No dia 24 de abril, há tertúlias com elementos da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da AJA – Associação José Afonso.

O novo projeto conta com a parceria institucional da Escola Superior de Educação de Setúbal (Licenciatura em Animação Sociocultural) do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação dos Acordeonistas de Portugal e da União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Associação José Afonso.

O Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, o Espaço MaiorIdade – Junta de Freguesia de São Sebastião, o CATI – Centro de Apoio à Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, a LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade e os agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Luísa Todi e Sebastião da Gama são os restantes parceiros.