O “Internacional Sado-Tejo – 3.º Campeonato Internacional de Exóticos.COM”, que decorreu no pavilhão da EB Luísa Todi, é organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal, com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal.

Bengalins do Japão, diamantes estrela, gould e mandarim, cardinalitos da Venezuela e algumas variantes de papagaios foram alguns dos exemplares apreciados pelas mais de três mil pessoas que visitaram o certame ornitológico, ao longo de quatro dias.

“O balanço é muito positivo. Esteve mais público do que no ano passado, sobretudo no domingo”, sublinha o presidente do Clube Ornitológico de Setúbal, António Pomar.

Com a dupla valência de exposição e concurso, o evento reuniu mais de duas mil aves, somente de categoria exótica, trazidas por cerca de uma centena de criadores nacionais e estrangeiros, nomeadamente espanhóis, italianos, belgas e holandeses.

Um júri internacional, que fez o julgamento das aves nos dias 10 e 11, escolheu como melhor ave da exposição um diamante mandarim, do criador Paulo Baião, sócio do Clube Ornitológico de Setúbal.

Além da exposição dos espécimes a concurso, houve uma feira de venda de aves exóticas, com cerca de duas centenas exemplares.