A nova área, localizada no interior do quarteirão definido pela Avenida D. Pedro V e pelas ruas de Badajoz e de Cabo Verde, no Bairro do Liceu, requalifica uma zona descaracterizada da cidade, que apresentava lixos diversos e vegetação desordenada.

As intervenções, lideradas pela Câmara Municipal de Setúbal, num investimento de perto de 110 mil euros, incluíram a execução de um conjunto de arranjos urbanísticos que melhora a qualidade de vida da população daquela área habitacional.

A criação de zonas de estadia e fruição do espaço exterior foi uma das prioridades desta intervenção, que contemplou a definição de pequenas áreas ajardinadas, apetrechadas com sistema automático de rega, e a arborização de passeios e percursos pedonais.

Novas acessibilidades pedonais e a melhoria das condições de circulação e segurança dos peões, incluindo o reforço da iluminação pública, foram, igualmente, executadas neste espaço, que conta também com novos elementos de mobiliário urbano, como bancos e papeleiras.

“Este novo espaço representa mais um esforço da Autarquia para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, salientou Maria das Dores Meira, lançando um repto à população: “É importante que as pessoas também cuidem e preservem este espaço porque a Câmara não pode andar sempre a fazer requalificações.”

As intervenções nesta área incluíram ainda a criação de sistemas de drenagem de águas pluviais, com o intuito de prevenir potenciais situações de grande concentração de águas na ocorrência de condições meteorológicas adversas.

Para a envolvente do quarteirão onde decorreram os trabalhos, a Autarquia vai executar, posteriormente, obras que visam a conclusão dos passeios, a plantação de árvores, a criação de quatro lugares de estacionamento e o reforço das condições de recolha de deposição de resíduos sólidos urbanos.