O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, conta com um programa repleto de concertos, animação de rua, teatro, dança e artesanato, até dia 24.

O Pai Natal levou surpresas às crianças que passaram no dia 1 pelo Largo da Misericórdia.  A figura do imaginário infantil regressa ao mesmo local nos dias 3, 8, 10, 17, 21, 22 e 23, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

As crianças tiveram ainda a oportunidade de conviver e passar um momento de animação com o Mundo da Zingarela, empresa que dinamizou um atelier de pinturas faciais no mesmo largo.

Na Praça de Bocage encontra-se outro dos pontos fortes do “Natal na Baixa 2016”, um mercado com cerca de três dezenas de stands dedicados à venda de artesanato urbano e tradicional, artigos vintage e produtos regionais. O certame, montando até dia 24, funciona das 10h00 às 19h00.

O programa de dia 1 culminou com um concerto de bossa nova, ao fim da tarde, no Largo da Ribeira Velha.

O presépio no Largo de Santa Maria e as iluminações que dão mais cor a diversas ruas da Baixa comercial acompanham o vasto programa cultural que tem como principal objetivo promover o artesanato local e estimular o comércio tradicional.

Amanhã, a dança preenche o Largo da Misericórdia na iniciativa “Onde está o Pai Natal”, conto de Natal com início às 15h00, a que se segue, às 16h30, a animação Fábulas de Bocage, pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal.  

Também às 15h00, tem início uma animação pelas ruas da Baixa com o Agrupamento de Bombos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, enquanto no Largo da Ribeira Velha, a partir das 17h00, atua o Trio de Jazz.

No dia 8, feriado, às 15h00, a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal percorre as ruas da Baixa com uma arruada de Natal que termina no Largo da Misericórdia, onde, a partir das 16h00, apresenta a mais recente produção, o teatro musicado Um Natal Diferente.

Também a partir das 16h00, a Capricho Dixie Band anima as ruas da Baixa e uma hora mais tarde tem início um concerto de Johnny Trio, no Largo da Ribeira Velha.

O programa segue a 10 de dezembro, com diversas iniciativas, a partir das 15h00, como a Magia Volante de Zé Mágico, que percorre as ruas da Baixa e termina no Largo da Ribeira Velha com a apresentação do espetáculo de ilusionismo Boulanger, às 17h00.

Também para as 15h00, no Largo da Misericórdia, está agendado o espetáculo Lebres e Tartarugas das Fábulas de La Fontaine, pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, a que se segue, às 16h00, um concerto de Natal do Setúbal Voz Coro. À mesma hora tem início uma arruada de Natal pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência.

No sábado seguinte, dia 17, a partir das 15h00, o grupo de percussão da APPACDM de Setúbal anima as ruas da Baixa e, uma hora depois, no Largo da Misericórdia, há um concerto de Natal pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Às 17h00, no Largo da Ribeira Velha, Carla Lança, Maria do Céu Ribeiro, Susana Martins e Deolinda de Jesus dão início ao concerto Fado e Outras Canções.

A 21, o Teatro do Elefante, com Sr. Q e Dona Ofélia, às 15h00, e o saxofonista Zé Zambujo, às 16h00, animam a Baixa, iniciativas que se repetem, à mesma hora, nos dias 22 e 23.

Também a 21, às 16h00, no Largo da Misericórdia, o Coral Infantil de Setúbal apresenta Canções de Natal e, uma hora depois, Tio Rex atua no Largo da Ribeira Velha.

No dia seguinte, há concertos de Natal, do coro da Universidade Sénior de Setúbal, 16h00, no Largo da Misericórdia, e do Coro do Município Afina Setúbal, às 17h00, no Largo da Ribeira Velha.

A 23, o Largo da Misericórdia recebe, a partir das 16h00, uma apresentação do Estúdio de Dança Kelly Nakamura e da Associação de Setúbal de Dança Desportiva. Uma hora mais tarde, no Largo da Ribeira Velha, atuam os Museum Museum.