A competição náutica, organizada pelo Clube de Vela do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito dos 14.os Jogos do Sado, deu, ao longo dos dois dias, um novo colorido ao Sado, com as 27 embarcações participantes a fazerem-se à água a partir da Praia da Saúde.

As regatas, cada uma na distância de 17 milhas náuticas, contaram a participação de embarcações nas classes Dart18, HobieCat16 e F18, tripuladas maioritariamente por equipas portuguesas provenientes de vários pontos do país. Participaram ainda duas equipas internacionais, uma francesa e uma britânica.

Na classificação geral, domínio para o Clube de Vela do Sado e para a classe de embarcações Dart18, com a dupla Luís Santos e João Santos a sagrar-se vencedora. Seguiram-se, na segunda e na terceira posições, igualmente do clube de Setúbal, Rui Duarte e Lena Murta e António Santos e Gonçalo Martins.

A prova náutica, que contou com a participação de um total de 54 velejadores, em representação de oito clubes de todo o país, foi assistida, ao longo dos dois dias, de acordo com a organização, por mais de quatro centenas de pessoas em vários pontos da frente ribeirinha da cidade.

O “Sadocat 2017 – XVII Raid Bicasco” incluiu duas regatas em percursos distintos. No sábado, com o vento a soprar fraco de sudoeste/oeste, as embarcações realizaram um percurso no Estuário do Sado, enquanto no domingo, já com vento forte de sudoeste, a regata decorreu dentro e fora do rio.