Durante cerca de duas horas e meia, crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 18 anos, dos vários níveis de ensino do Conservatório Regional de Setúbal, interpretaram obras alusivas à história da instituição, perante uma sala praticamente esgotada.

O concerto contou com a participação de alunos de canto, a solo e em coro, da orquestra de cordas, do ensemble de percussão, da orquestra de sopros e do grupo de música contemporânea, que mostraram o trabalho desenvolvido ao longo do ano, na aprendizagem dos diversos instrumentos que compõem uma orquestra sinfónica.

O evento contou ainda com intervenções de elementos dos órgãos sociais da Associação Cultural do Conservatório Regional de Setúbal e do vereador da Câmara Municipal de Setúbal Ricardo Oliveira.

Atualmente com 470 alunos, o Conservatório Regional de Setúbal orgulha-se de cumprir os objetivos para que foi criado, há trinta anos, e de ter conquistado um lugar de referência no ensino da música a nível nacional.

“A nossa escola é muito bem vista no panorama nacional, pelo Ministério da Educação e pelas escolas congéneres. Muitos dos nossos alunos que já terminaram a aprendizagem são músicos de grande qualidade e andam um pouco espalhados pelo mundo. Além disso, proporcionamos uma formação humana muito importante”, sublinha o diretor do conservatório, Luís Fernandes.

Além dos cursos oficiais, para alunos a partir do 5.º ano do segundo ciclo do ensino básico, a escola oferece cursos de iniciação musical, para crianças dos 6 aos 10 anos, música para bebés, dos 0 aos 2 anos, e iniciação à música, dos 3 aos 5 anos.

É também possível frequentar cursos livres em qualquer das disciplinas ministradas no Conservatório Regional de Setúbal.