Malabaristas, cabeçudos, músicos e dançarinas do Grupo de Gigantones e Cabeçudos “Gypsie Company” foram os primeiros a atuar na cerimónia de abertura, que se realizou nos Paços do Concelho.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno para reunir familiares, amigos, utentes e espetadores do “Festival ExpressArte”, certame organizado anualmente pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

“Rodança”, “Momentos de Talento”, “Programa Escolhas” e “Teatro Puzzle”, da APPACDM de Setúbal, foram os grupos que demonstraram, com pequenos excertos, as atuações previstas ao longo do certame, que decorre até 16 de dezembro.

Além destes grupos, o “Festival ExpressArte – XII Encontro de Teatro e Dança” conta com a participação de associações congéneres de outros pontos do País e decorre, ainda, nos concelhos de Palmela e Moita.

No dia 26, a tarde foi de folclore, na sede do Grupo Desportivo “O Independente”, com as atuações dos ranchos do Faralhão e “Os Académicos”, do Bairro Margaça, e do Grupo de Dançares da APPACDM de Setúbal.

No dia 28, de manhã, no Auditório Municipal Charlot, o Grupo Rodança, composto por alunos do ensino especial do Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal, interpretou o musical “Cinderela”, um espetáculo destinado ao público em idade escolar entre os 6 e os 14 anos.

O “XII Encontro de Teatro e Dança” continua dia 29, às 11h00, no auditório da Liga dos Amigos da Terceira Idade, com “Manhã a Dançar”, pelos grupos “A mão”, da Cercisa, STOC – Somos todos capazes, da Cerzimbra e da Escola Básica do Castelo, e “Pathos”, da Associação Almadense Rumo ao Futuro.

No dia 2, às 15h00, no Centro de Reabilitação Profissional da APPACDM de Setúbal, jovens adultos com deficiência intelectual debatem “Onde está a diferença…”.

No mesmo dia, às 21h30, na Escola Secundária Sebastião da Gama, o grupo de teatro “Metáforas”, deste estabelecimento de ensino, apresenta a peça “Lenda da Moura Encantada”.

O Mercado do Livramento é animado no dia 3 de manhã pelo Grupo de Gigantones e Cabeçudos da APPACDM de Setúbal, os “Gypsie Company”, composto por cerca de 20 elementos.

À tarde, às 15h00, no átrio da Escola Superior de Educação, é inaugurada a exposição coletiva “Um Olhar Sobre o Meu Mundo”, com trabalhos realizados pelos utentes das várias valências da APPACDM de Setúbal.

Da mesma instituição, o “Puzzle”, grupo de teatro e animação do Centro Animação Jovem, apresenta, às 21h30, na Escola Secundária Sebastião da Gama, “O Pomar”.

O “Festival ExpressArte – XII Encontro de Teatro e Dança” reserva ainda “Instantes Mágicos”, com o grupo “Momentos de Talento” da instituição anfitriã, dia 9, às 21h30, no Inatel de Setúbal, e “ARRITMIA”, uma encenação do Projeto Marca d’Água – Água Ardente Produções Teatrais, a 10, às 21h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

“Febre”, pelo grupo PensarTeatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, encerra o programa, no dia 16, às 14h00, no Auditório Municipal Charlot.

Desde a primeira edição, em 1999, o Encontro de Teatro e Dança é uma das atividades regulares, de caráter anual, desenvolvidas pelo CAJ – Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, criado em 1998, um espaço de tempos livres, criatividades e artes para jovens e adultos com deficiência mental dos concelhos de Setúbal e Palmela.

Atualmente, o CAJ funciona com atividades semanais, incluindo fins de semana, desenvolvendo um conjunto de iniciativas recreativas, desportivas, socioculturais e artísticas, dinamizadas, sempre que possível, em parceria com outras associações da região e com o apoio de voluntários.