Presidente André Martins e vereador Pedro Pina receberam distinção feita ao município pelo apoio incondicional

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou na tarde de 23 de março, na gala do 10.º aniversário da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, na qual o município setubalense foi distinguido, a importância de perpetuar este legado cultural.


“Os jogos tradicionais são uma escola de aprendizagem e de cidadania”, destacou o autarca na cerimónia realizada no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, ao salientar que foi na cidade sadina que “foram dados os primeiros passos para a constituição desta organização”.

O presidente André Martins, que na gala esteve a acompanhado do vereador da Cultura no município, Pedro Pina, destacou a “responsabilidade de todos em continuar a divulgar e a alargar a atividade dos jogos tradicionais”, um legado cultural, repleto de “importância e significado”.

O autarca setubalense, ao salientar que o município de Setúbal é “um parceiro do movimento associativo popular”, garantiu total disponibilidade para continuar a colaborar com a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais no sentido de “divulgar e enriquecer os jogos tradicionais”.

O apoio incondicional da Câmara de Setúbal à atividade da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais levou esta organização a galardoar o município setubalense, um reconhecimento que, frisou André Martins, é “motivo de orgulho” e que incentiva cada vez mais o apoio a esta “atividade desportiva e cultural”.

O presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, Ludgero Mendes, enalteceu a década de “trabalho intenso na valorização da cultura portuguesa e dos jogos tradicionais”, os quais, além de competição e divertimento, fomentam “as relações intergeracionais e a formação de cidadãos”.

Já o presidente da Direção Nacional da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, João Alexandre, deu nota que esta é uma atividade que já moveu “mais de 1,8 milhões de participantes”, vincou a importância da parceria com o município de Setúbal, o qual “esteve desde o início” com esta entidade.

Para o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, os “jogos tradicionais representam a inclusão e a diversidade”, e “assumem um valor acrescido que não pode ser desperdiçado”, para depois vincar que a modalidade paraolímpica boccia é “uma evolução da tradicional petanca”.

Com a presença, entre outros, do presidente da Junta de São sebastião, Luís Matos, na gala do 10.º aniversário da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais realizada em Setúbal, foram entregues 15 galardões e medalhas honoríficas, em que se inclui, além de Setúbal, os municípios de Estarreja, de Valongo e de Rio Maior.

Foram igualmente agraciados os dirigentes Severiano Tavares, Augusto Flor, Paulino Santos e José Henrique Gascon, estes dois últimos a título póstumo, o praticante Jorge Santos e as federações das coletividades dos distritos de Setúbal, de Lisboa e de Santarém.

A gala do 10.º aniversário da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais distinguiu ainda a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, a Rádio Quinta do Conde e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém.