Câmara Municipal melhora condições de circulação na Estrada da Mitrena

A Câmara Municipal melhora as condições de circulação na Estrada da Mitrena, via de acesso à zona industrial da cidade, onde decorre uma profunda obra de requalificação.


A intervenção da GNR, requisitada na sequência de uma reunião entre o município e o empreiteiro, está a apresentar resultados positivos, depois de na fase inicial das obras o sistema semafórico instalado no local se mostrar incapaz de responder às variações dos fluxos gerados pela circulação alternada numa única via.

O controlo de trânsito feito pela GNR, que teve início em 6 de setembro, verifica-se em dois turnos, das 06h00 às 10h00 e das 15h00 às 19h00, embora os mesmos possam ser reajustados em função do trabalho a executar no próprio dia, com comunicação prévia da empresa Estrela do Norte SA à autoridade policial.

A decisão de contratar a força de segurança, cuja ação tem permitido garantir a fluidez do trânsito, surgiu na sequência das filas de trânsito geradas pelas obras nalguns períodos do dia, que deram origem a reclamações por parte dos utilizadores daquela via, a qual serve unidades industriais de grande dimensão.

Na reunião entre responsáveis da autarquia e da empresa, realizada em 4 de setembro, foi ainda decidida a possibilidade de utilização do caminho de fuga existente no local, como alternativa em caso de acidente ou de sobrecarga de camiões na zona da obra.

A importância de manter este caminho transitável e seguro requer, no entanto, a realização de trabalhos de manutenção em alguns pontos e a implementação de sinalização, a qual está em estudo.

No âmbito da requalificação da Estrada da Mitrena, a intervenção na faixa de rodagem determina o encerramento de troços com implementação de circulação alternada nos dois sentidos.

A Câmara Municipal acompanha a intervenção, atendendo a que se trata de uma estrada recentemente sob a sua jurisdição, competindo à autarquia o acompanhamento da empreitada e a participação na resolução dos problemas que surjam.

A Estrada da Mitrena (antiga EN10-4), que faz a ligação à Península da Mitrena, está a ser reabilitada para melhoria do pavimento, beneficiação de nós de ligação e execução de duas novas rotundas na via, entre outros melhoramentos.

A requalificação, um investimento considerado prioritário, teve início em maio, na sequência de um processo em que a Câmara Municipal se substituiu à Administração Central.

A empreitada, no valor de quase quatro milhões de euros e com um prazo de execução de 400 dias, visa requalificar um troço de cerca de 6500 metros da EN 10-4, entre os quilómetros 15+255 e 21+072, e aumentar de forma decisiva a capacidade daquela via de acesso a uma zona industrial de relevância nacional.

A intervenção enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com financiamento através do fundo da União Europeia NextGenerationEU, estando previsto que à Câmara Municipal caiba suportar perto de um milhão e meio de euros.