Reabilitação de 45 habitações municipais

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou em 26 de setembro obras de recuperação de 45 fogos de habitação pública municipal, arrendadas no regime de renda social, numa empreitada no valor de perto de 150 mil euros.


Com um prazo de execução estimado de 180 dias e o valor de 144.999 euros, aos quais acresce a taxa de IVA, as obras de reparação, beneficiação e conservação no interior dos fogos arrendados, com o foco principal nas instalações sanitárias, são justificadas com a idade dos edifícios, que exige manutenções regulares.

A intervenção tem lugar em fogos pertencentes à Câmara Municipal que apresentam defeitos e anomalias nas canalizações de abastecimento de água e nas redes de drenagem de esgotos, estando, por isso, a provocar danos noutras habitações, algumas das quais não são propriedade da autarquia.

As obras têm como objetivo melhorar as condições de habitabilidade das frações em causa, minimizando os problemas existentes, de modo a garantir a segurança dos moradores e a melhorar a acessibilidade dos moradores aos equipamentos sanitários, com a substituição das banheiras por bases de duche.

Para resolver parcial e pontualmente os problemas de algumas habitações, bem como os estragos em fogos de outros proprietários, verificou-se a necessidade de intervir nas redes de abastecimento de água e de drenagem de esgotos domésticos, repor revestimentos de paredes e pavimentos, reinstalar equipamentos sanitários e realizar algumas pinturas interiores.

Os problemas identificados incluíam curto-circuitos provocados pelas águas infiltradas e a existência de casas de banho com os ramais domiciliários e a ligação às prumadas em mau estado, além de em muitos casos a rede de água se apresentar danificada devido à idade das tubagens.