Cinco centenas de pessoas participaram, no dia 20 de manhã, numa caminhada solidária de prevenção do cancro da mama, que percorreu as ruas da Baixa e a frente ribeirinha de Setúbal.


A Caminhada Solidária Contra o Cancro da Mama, organizada pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Câmara Municipal, teve partida da Praça de Bocage e terminou uma hora depois no Parque Urbano de Albarquel.

Os participantes, entre os quais o vereador com o pelouro da Saúde na autarquia, Ricardo Oliveira, seguiram por um percurso de cerca de três quilómetros, com passagem pela Rua Serpa Pinto, Rua Dr. Paula Borba, Largo da Misericórdia, Rua da Velha Alfândega, Avenida Luísa Todi, Rua da Cordoaria, Avenida José Mourinho e, finalmente, Parque Urbano de Albarquel, onde se realizou uma aula de chi kung.

A iniciativa integra um conjunto de atividades dinamizadas a nível nacional com o objetivo de incentivar à prevenção do cancro da mama e alertar para a importância da realização do autoexame regular para um diagnóstico precoce.

Os participantes, que envergaram uma t-shirt cor-de-rosa, pagaram uma inscrição de seis euros, verba que reverte para o desenvolvimento das atividades do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nomeadamente o pagamento de medicação a cerca de uma centena de mulheres carenciadas.

Próteses, soutiens, mangas elásticas, cabeleiras, fisioterapia e drenagem linfática, bem como terapia são apoios prestados, gratuitamente, no Grupo de Apoio de Setúbal, sediado na Rua Gama Braga, n.º 8.

O Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama assinala-se a 30 de outubro, pelo que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve, desde 2015, um programa de iniciativas solidárias e de sensibilização em vários pontos do país, entre os dias 15 e 30.