Le Poulain - Festa do Cinema Francês

A presença do realizador Mathieu Sapin, quatro antestreias e duas sessões para escolas são as propostas, em Setúbal, da 20.ª edição da Festa do Cinema Francês, com sessões a 4, 5, 6 e 7 de outubro no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


O certame, que percorre oito cidades do país a partir do dia 3 de outubro e até 8 de novembro, proporciona seleções de longas-metragens em antestreia e ciclos temáticos, com sessões a preços reduzidos que enaltecem a qualidade da cinematografia francesa, incluindo criadores e atores.

A Festa do Cinema Francês, organizada pelo Institut Français du Portugal, localmente com a parceria da Câmara Municipal e da Alliance Française de Setúbal, apresenta nove filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com sessões a 2,5 euros e um passe a cinco. Há ainda preços reduzidos para determinados grupos.

As duas sessões de animação, destinadas a escolas, têm o custo de um euro para alunos e de entrada gratuita para docentes, mediante inscrição em info.setubal@alliancefr.pt ou através do telefone 265 235 389, o que permite assistir a “Le Voyage du Prince”, no dia 4, pelas 10h30, e a “Wardi”, a 7, às 14h30.

A festa abre em Setúbal no dia 4, com “Le Poulain”, com a presença do realizador e autor de banda desenhada Mathieu Sapin. Na sua primeira longa-metragem, apresentada a partir das 21h30, Sapin revela os bastidores da campanha política de um candidato às eleições presidenciais francesas.

“Belle et Sébastien 3”, filme de aventura de Clovis Cornillac sobre a paixão de um adolescente pela sua cadela Belle, é apresentado no dia 5, pelas 16h00. Duas horas depois, às 18h00, o festival de cinema francês reserva “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven e vencedor, em 2016, do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Também no dia 5, às 21h30, é exibido “Tout Nous Sépare”, de Thierry Klifa, a que se seguem dois filmes, a 6, às 18h00, “Rémi Sans Famille”, de Antoine Blossier, e às 19h30, “Mon Bébé”, de Liza Azuelos.

No último dia, 7 de outubro, às 21h30, é exibido “Comme des Garçons”, comédia de Julien Hallard sobre a primeira equipa de futebol feminino na cidade de Reims, em França, em 1969.

A Festa do Cinema Francês começa no dia 3 em Lisboa e prossegue depois, até novembro, por Almada, Setúbal, Coimbra, Porto, Portimão, Leiria e Beja.