Festanima 2023 - Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de São Sebastião, André Martins e Nuno Costa, na abertura, nas Escarpas de Santos Nicolau

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, apontou em 7 de julho, na abertura da Festanima, a importância de as autarquias manterem uma relação estreita com as associações.


“As coletividades são uma chama viva da nossa sociedade. Por isso, esta relação entre o poder local e o movimento associativo é extremamente importante numa perspetiva de futuro, de esperança, porque muitas vezes os dias são difíceis para as nossas populações”, disse o autarca na abertura da edição de 2023 da festa que decorre até 16 de julho nas Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal.

Depois de afirmar que a Festanima, organizada pela Junta de Freguesia de São Sebastião com o apoio da Câmara Municipal e o envolvimento das coletividades, se tratava de uma “grande iniciativa do movimento associativo”, André Martins destacou a experiência que as autarquias do concelho adquiriram no relacionamento com as associações.

O autarca sublinhou que “o movimento associativo também se habituou a relacionar-se com o poder local”, que o apoia “na sua dinâmica e no seu papel”, o qual vai do “convívio e da confraternização”, ao “debate das ideias” e à “produção cultural, desenvolvimento desportivo e solidariedade”.

Após recordar que, “tradicionalmente, o movimento associativo fica muito dependente dos órgãos do poder local”, porque recebe “muito pouco” do poder central, André Martins sublinhou a importância de as autarquias criarem condições para que as coletividades se possam envolver em festas como a Festanima, porque isso representa uma ajuda nos respetivos orçamentos e permite-lhes serem mais independentes.

“Criou-se aqui uma dinâmica que hoje permite ao movimento associativo ter uma maior independência relativamente aos poderes instituídos. Isto é extremamente importante. O desenvolvimento da própria democracia tem muito a ver com esta dinâmica que o movimento associativo cria, com esta autonomia que tem”, disse.

O presidente da Câmara recordou a “experiência” de Setúbal na criação de condições para o movimento associativo em todas as freguesias do concelho e destacou que todas elas, com o apoio do Município, trabalham com as associações para “criar as condições para se organizarem iniciativas que vêm beneficiar os orçamentos dessas coletividades”.

De acordo com o autarca, este é o caminho que se deve “continuar a seguir e a aprofundar”, para também serem criados momentos de festa e confraternização. “Sobretudo nos tempos estivais, por todas as freguesias vemos estas iniciativas. Acabam umas, começam outras e, portanto, vamos vivendo este tempo”, concluiu.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, destacou que, durante os dez dias da Festanima, o movimento associativo vai estar “a servir a população”, sublinhando que isso é, “no fundo”, aquilo que faz “também durante o ano inteiro”.

Segundo Nuno Costa, a Festanima é uma manifestação da capacidade de realização, da resiliência e da perseverança das associações e “a Junta de Freguesia organiza esta festa para que o movimento associativo possa ganhar meios e recursos para servir melhor a população durante o ano”.

Antes da cerimónia de abertura da festa, cuja programação inclui música, bailes, gastronomia, exposições, divertimentos e fogo de artifício, num local com vista privilegiada para o rio Sado e a cidade, o Bairro Santos Nicolau foi percorrido pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, a partir do Mercado da Conceição.

Com perto de três dezenas de artistas no cartaz, a Festanima é dinamizada pelo Grupo Desportivo Independente, pela Associação de Moradores Bairro da Liberdade “O Escorrega”, pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, pela APPACDM Setúbal, pelo Núcleo de Bicross de Setúbal, pelo Grupo Desportivo Sport Clube do Sado, pelo Agrupamento 1262 de Nossa Senhora da Conceição, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, pelo Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul e pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Nesta 19.ª edição, à imagem do ano passado, as atuações musicais são distribuídas pelos palcos Principal, onde atuam os cabeças de cartaz a partir das 21h30, e Arraial, com espetáculos diários de projetos artísticos da comunidade, sempre às 19h00.

A Festanima decorre até 16 de julho, terminando com um espetáculo de fogo de artifício, marcado para a meia-noite.