Teatro | A Estudante e o Sr. Henrique

Uma peça de teatro que tem como temas as fragilidades dos laços familiares, a solidão dos idosos e a importância da convivência entre as gerações é apresentada a 2 de junho, no Fórum Municipal Luísa Todi.


“A Estudante e o Sr. Henrique”, escrita pelo cineasta francês Ivan Calbérac e encenada em português por Ricardo Neves-Neves, tem como personagem principal um septuagenário viúvo e mal-humorado que se vê forçado a alugar um quarto da casa onde mora.

Após uma indisposição do Sr. Henrique, Paulo, o seu único filho, preocupado com o isolamento do pai, convence-o a alugar um quarto a uma estudante, evitando assim que seja colocado num lar.

O homem cede às condições impostas pelo filho e aceita repartir a sua casa com uma jovem desconhecida, uma estudante de Gestão, bem-disposta e com escassos recursos financeiros, chamada Constança.

Com um ódio profundo pela nora, Vitória, Henrique aproveita a situação para impor condições à estudante, como ceder-lhe o quarto de forma gratuita, por um período experimental de seis meses, desde que Constança esteja disposta a seduzir o filho Paulo, de modo a terminar com o casamento deste.

Com tradução de Ana Sampaio, “A Estudante e o Sr. Henrique” versa sobre a fragilidade dos laços familiares, a solidão dos mais velhos, a bagagem que carregamos e os compromissos que fazemos com a nossa consciência para lidar com a distância que separa os nossos sonhos da vida que vai acontecendo.

A importância da convivência entre as gerações, que a sociedade moderna tem vindo a descuidar, é outro dos pontos em foco da peça protagonizada por Aldo Lima, Inês Castel-Branco, Inês Sá Frias e José Pedro Gomes.

Com cenário de Stéphane Alberto, figurinos de Dino Alves, música de Noiserv, desenho de luz de Luís Duarte e assistência de encenação de Diana Vaz, “A Estudante e o Sr. Henrique” é uma produção da Força de Produção.

As entradas encontram-se à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt.