Festas do Moinho de Maré da Mourisca 2023

Muita música e uma gastronomia baseada no melhor que Setúbal tem para oferecer, como afirmou o presidente da Câmara Municipal, André Martins, originaram, a 25, 26 e 27 de agosto, uma enchente à 22.ª edição das Festas do Moinho de Maré da Mourisca.


“É uma iniciativa que, além do convívio, tem como objetivo promover aquilo que nós temos de melhor aqui em Setúbal e, em particular, nestas freguesias, que são os recursos do nosso Estuário do Sado”, afirmou o autarca na abertura das festas.

Organizadas pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca, com os apoios das juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, da Câmara Municipal de Setúbal e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as festas, centradas na Herdade de Mourisca, tiveram música, dança, desporto e gastronomia, incluindo concursos de doçaria e licores.

“De ano para ano, a organização apura melhor as suas capacidades para fazer uma festa cada vez melhor”, salientou o autarca, considerando ser o movimento associativo das duas freguesias que cria “todas as condições” para que a festa tenha a “capacidade de receber tantos visitantes”.

Os presidentes das juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Marlene Caetano e Luís Custódio, respetivamente, também agradeceram o trabalho da comissão de festas e das coletividades.

Marlene Caetano disse que houve a preocupação de reforçar a programação musical com “nomes conhecidos a nível nacional” e artistas da região, enquanto Luís Custódio afirmou que “um cartaz dos melhores” e “uma boa gastronomia” davam aos visitantes “todas as condições para terem um fim de semana inesquecível”.

Pedro Mafama, Ana Malhoa e Jorge Nice foram os principais nomes em palco, acompanhados de artistas de Setúbal, como o projeto de Sandro Maduro “O Homem Lua”, Fátima Dias, as fadistas Carla e Joana Lança, as marchas da União Desportiva e Recreativa das Pontes e da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense e a acordeonista Nicole Viviana.

Na dança, atuaram o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão “Infantil”, Sina, a Associação Ritmus Bounce – Academia de Dança e o grupo de sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes.

A qualidade dos produtos da região motivou a realização de concursos de gastronomia, doçaria e licores, que decorreram ao longo dos três dias do certame.

Além de uma missa campal, o desporto também teve espaço, com um torneio de malha corrida e um passeio de BTT.