Fado

O XII Concurso de Fado de Setúbal, que, este ano, decorre em plataforma online, regista uma nova alteração das datas para a votação do público, a realizar pela internet, em cumprimento das medidas do Estado do Emergência.


Depois de um período, decorrido em novembro, em que o júri selecionou os dez participantes que procedem às gravações da interpretação de um tema cada para apreciação na fase final do concurso, estas vão ser submetidas ao escrutínio do público entre os dias 9 e 17 de janeiro, em vez das datas anteriormente previstas.

O vencedor é conhecido a 20 de janeiro, em alternativa à data anteriormente adiantada de 11 de dezembro.

O fadista vencedor, além de receber um prémio pecuniário de 400 euros, ganha também a oportunidade de atuar num concerto a realizar em Setúbal, com data ainda a definir.

O Concurso de Fado de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, decorre habitualmente em sedes de coletividades do concelho, mas este ano, devido à pandemia de Covid-19, viu o formato alterado.

Nesta 12.ª edição, o concurso, realizado com o apoio da União das Freguesias de Setúbal, não tem quaisquer eventos presenciais, sendo que os concorrentes se apresentam em atuações gravadas em formato de vídeo.

O júri da prova é constituído pelas fadistas Deolinda de Jesus e Inês Duarte e pelo técnico da Divisão de Cultura da autarquia Nuno Batalha.

As prestações dos dez fadistas finalistas podem ser vistas no site oficial do concurso, em https://fado.mun-setubal.pt, onde o público também pode proceder à votação nos fadistas preferidos.

O Concurso de Fado de Setúbal, de âmbito nacional, realizado desde 2009, destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação de um dos estilos musicais portugueses mais importantes, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Mais informações podem também ser obtidas pelo número de telefone 265 545 180 ou pelo enderço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.