Alongamentos, sprints e boa-disposição imperavam no Jardim de Vanicelos, em Setúbal, nos instantes que antecederam a partida da tradicional prova de atletismo setubalense.

Com dois eventos a decorrer, uma corrida de 12.500 metros, destinada a atletas federados e não federados, e uma caminhada “acelerada”, não competitiva, num percurso de 7000 metros, o XII Grande Prémio da Arrábida reuniu meio milhar de entusiastas do atletismo e da prática desportiva.

Na competição, João Bragadeste, do Clube de Praças da Armada, foi o mais rápido, ao terminar em 47 minutos e 26 segundos. Nas mulheres, Isabel Moleiro, dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, concluiu a prova com o melhor tempo, 58 minutos e 54 segundos.

Ambos ainda bastante distantes do recorde da competição, 44 minutos e 57 segundos, marca que caso fosse batida justificaria a entrega de um prémio pecuniário, como a organização anunciou antes do tiro de partida.

Além da vertente competitiva, o Grande Prémio da Arrábida pautou-se pelos momentos de lazer proporcionados, com vários grupos de amigos e famílias a participar no evento.

Caso de Bruno, que, no final da manhã, descontraía da corrida ao lado da mulher e do filho recém-nascido.

“Desde que haja disponibilidade, tento participar. O percurso era desafiante e a paisagem muito apelativa. Acaba por ser um dia bem passado em família”, explicou, enquanto apontava para o segundo filho, mais velho, que aguardava mais próximo do pódio a divulgação dos resultados e a entrega dos prémios.

A cerimónia que consagrou os vencedores dos diferentes escalões em prova contou com a participação do vereador Carlos Rabaçal, que aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pelos organizadores do evento, apoiado pela Câmara Municipal.

“As Lebres do Sado são lebres que, ao contrário da do famoso conto infantil, não param no fim da corrida. Estas são lebres que fazem uma grande corrida de fundo em termos associativos e um grande exemplo do melhor que o movimento associativo tem em Setúbal”, ilustrou o autarca.

O XII Grande Prémio da Arrábida ofereceu a todos os participantes uma garrafa de Moscatel, incluindo um copo daquele vinho generoso num dos pontos de abastecimento.

Dos 397 atletas inscritos na corrida, terminaram 339, sendo que o percurso com mais de 12 mil metros incluiu, pelo menos, dois mil metros em plano de subida acentuada.

Dos cerca de quinhentos participantes no XII Grande Prémio da Arrábida, mais de uma centena esteve na vertente de caminhada.