Jardineiro Por Um Dia | EB Luísa Todi

Cerca de centena e meia de alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da EB Luísa Todi plantaram, na manha de dia 20, cinco árvores no recreio da escola, no âmbito do projeto municipal Jardineiro Por Um Dia.


De enxada na mão, Maria Barbosa, 8 anos, foi uma das voluntárias que esta terça-feira deixaram os livros no interior da sala de aula e rumaram ao recreio da escola para participar na plantação.

“Somos nós a colocar na terra estas árvores e também somos nós que as vamos apadrinhar”, diz, satisfeita, momentos antes de ajudar a aconchegar um amieiro.

A plantação das árvores foi organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da campanha Jardineiro Por Um Dia, que pretende envolver e incentivar os mais novos na defesa e preservação do ambiente.

Além destas ações específicas para a comunidade escolar, o projeto é também dirigido a toda a comunidade, desafiando os munícipes a contribuir ativamente para a requalificação e embelezamento de espaços na cidade, no âmbito da estratégia de qualificação do território e de redução dos efeitos das alterações climáticas.

Na manhã de dia 20 foram quatro arboricultores da autarquia que prepararam o terreno e a partir de agora a manutenção e acompanhamento das espécies fica a cargo dos estudantes do estabelecimento escolar, que, na ação, ficaram igualmente responsáveis pela colocação de cartões de identificação em cada uma das árvores.

“Estão a ver este cartão? Isto é como se fosse o cartão de cidadão da árvore. Tem um resumo com as suas caraterísticas. Eu peço-vos que durante o ano venham ver todas as fases de vida dela e que venham regar, porque nos primeiros anos precisa de água suplementar, porque não tem raízes fortes para ir buscar o alimento lá muito em baixo”, transmite a técnica Teresa Lourenço, da Câmara Municipal, a um dos grupos de jovens agricultores, formado em círculo à volta de uma lagerstroemia.

“E para que servem afinal as árvores?”, pergunta devolvida por vários braços levantados e uma resposta de entre o grupo que não aguentou esperar pela vez: “Para darem frutos aos passarinhos e para nos ajudar a respirar.”

As próximas ações da campanha Jardineiro Por Um Dia para a comunidade escolar decorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro na Escola Básica de S. Gabriel e na Escola Básica n.º 3 de Montalvão, respetivamente.

Em março, realizam-se intervenções nas escolas básicas de Azeitão, Montinho da Cotovia e da Azeda, a 7, 12 e 13, respetivamente, e na Escola Secundária de Bocage, a 21.