15° Parcialmente nublado
Campo de Férias Jovem - andebol

Cerca de 30 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, participaram num treino de andebol no Vitória Futebol Clube, no qual tiveram a oportunidade de interagir com a equipa sénior da modalidade, no âmbito de uma atividade organizada pelo Campo de Férias Jovem de S. Sebastião, em parceria com o clube setubalense.


Durante a manhã de 1 de agosto, as crianças inscritas no Campo de Férias Jovem de S. Sebastião, divididas em dois grupos etários (um dos 6 aos 9 anos e outro dos 10 aos 12 anos), foram surpreendidas durante uma atividade de andebol no Pavilhão Antoine Velge, com a presença do plantel principal de andebol do emblema sadino.

Os jogadores treinaram em simultâneo com os dois grupos participantes, durante uma parte da atividade, proporcionando uma experiência única, dado que a maioria das crianças nunca tinham tido a oportunidade de interagir com atletas profissionais.

Para o Vitória esta atividade pretende dar continuidade à política de aproximação do clube à comunidade setubalense, reforçando o papel social que a instituição desempenha na região. De acordo com o treinador Danilo Ferreira, que acompanhou a iniciativa, esta interação constituiu “uma oportunidade de fomentar o interesse dos jovens pela modalidade e quem sabe criar uma vontade de experimentarem o andebol num contexto diferente”.

O treino, com a duração total de cerca de duas horas, dividido por dois turnos, orientado por Vítor Batista, treinador dos escalões de formação Infantis e Iniciados, incluiu uma atividade de passes estáticos um para um, em conjunto com os jogadores do Vitória, jogo de passes em equipa e em movimento, simulação de jogo em metade do campo e, por fim, um jogo no campo inteiro.

Além de explicar as principais regras e alguns gestos técnicos da modalidade, Vítor Batista enalteceu a importância de saber jogar em equipa, dado que o andebol é um jogo desportivo coletivo. “Aqui todos decidem e todos participam”, indicou o treinador às crianças.

No final da atividade, em ambiente de grande entusiasmo e alegria, as cerca de 30 crianças participantes, acompanhadas por cinco monitores e uma coordenadora, não quiseram perder a oportunidade de pedir autógrafos aos jogadores que se mostraram bastante disponíveis e satisfeitos com a iniciativa.

O jogador Tiago Costa, uma das novas aquisições do clube para a época 2019/2020, considera que foi uma boa iniciativa, na qual, além do gosto pelo desporto, se fomentaram “alguns valores e princípios como a cooperação, o respeito pelo outro e pelo espaço comum”. O atleta, de 19 anos de idade, frisou ainda a importância da união entre os atletas. “Em campo, todos somos um!”

Esta foi uma das muitas atividades proporcionadas pelo Campo de Férias Jovem, programa de ocupação de tempos livres para crianças residentes no território de S. Sebastião, a decorrer até 16 de agosto, com organização da Junta de Freguesia de S. Sebastião e do Teatro do Elefante.