A atividade, realizada no próprio estabelecimento de ensino, foi organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito de um programa de educação para a saúde que integra várias ações teóricas e práticas para os alunos das escolas básicas do concelho, ao longo do ano letivo.

Neste workshop, conduzido pela nutricionista Vera Azevedo, da Divisão de Educação da autarquia, as crianças ajudaram na preparação de um pequeno-almoço saudável, com degustação incluída.

“O objetivo foi mostrar a diversidade de alimentos sem adição de açúcares e o mínimo de processamento com os quais é possível compor uma refeição”, referiu Vera Azevedo.

Os alunos foram divididos em três grupos tendo em conta os alimentos principais usados para compor a refeição, nomeadamente laticínios, cereais e frutos.

Depois, cada um ajudou a compor o próprio pequeno-almoço com várias combinações, como “sandes” de fatias de maçã com manteiga de amendoim caseira e bebidas vegetais misturadas com cereais não açucarados ou com fruta.

“As combinações foram aprovadas e as crianças perceberam as noções transmitidas e o contexto em que se realizou a ação”, adiantou a nutricionista.

Vera Azevedo sublinhou ainda que o facto de as crianças dizerem que não gostam de um determinado produto isso está, muitas vezes, relacionado com desconhecimento, como foi o caso da bebida vegetal, de soja, utilizada na ação de 16 de maio.

No início, “estranharam a nova bebida, pois nunca a tinham provado antes”, pelo que, defende, é importante dar-lhes a conhecer e a provar diferentes alimentos para que aprendam a fazer escolhas saudáveis.