Jogo de futebol - relvado sintético

“Futebol Formação” centra a reflexão e o debate, a 14 de dezembro, do VII Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, o qual se realiza a partir das 09h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com inscrições gratuitas a decorrer.


O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, constitui um momento de partilha de conhecimento e saberes entre profissionais do desporto, com o propósito de aumentar os instrumentos de formação daqueles que escolhem a atividade desportiva como objeto profissional ou de lazer.

Ao longo do dia, o seminário propõe uma reflexão sobre o futebol de formação e aborda a gestão, os modelos e os programas aplicados por vários clubes nacionais, concretamente Vitória Futebol Clube, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto, e pela Federação Portuguesa de Futebol.

O seminário tem início às 09h00 com uma sessão de abertura, a que se seguem intervenções pelo diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, às 09h30, e pelo diretor técnico da formação do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Marques, às 10h30.

A iniciativa, moderada pelo jornalista desportivo da RTP Paulo Sérgio, continua às 11h30 com uma alocução do diretor técnico do Centro de Treino e Formação Desportiva do Futebol Clube do Porto, António Natal, a que se se segue, uma hora depois, um período de debate.

O VII Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, organizado pelo município com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Associação de Futebol de Setúbal, é retomado às 14h30 com uma apresentação do diretor-geral da Academia Sporting Clube de Portugal, Paulo Gomes.

O encontro reserva ainda intervenções do coordenador-geral do Futebol de Formação do Vitória Futebol Clube, Carlos Chaby, às 15h30, e do formador de treinadores UEFA B/C e coautor do livro “Jogar com Pés e Cabeça”, Luís Dias, às 16h30, a que se segue novo período de debate.

O seminário, com sessão de encerramento agendada para as 17h45, tem participação gratuita, mediante inscrição, até 12 de dezembro, na página de internet oficial do evento,  na qual pode igualmente ser consultado o programa.

A entrada no Cinema Charlot – Auditório Municipal está sujeita à lotação máxima da sala, com um total e 239 lugares sentados, a qual pode ser revista em função da evolução da pandemia de covid-19 e de acordo com indicações ou restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde.