EB do Montalvão-Laranjeiras | Biblioteca escolar

A Escola Básica do Montalvão foi recentemente integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, programa de âmbito nacional que permite o acesso a um conjunto alargado de recursos e projetos de índole educativo.


A inclusão da escola setubalense nesta rede resulta de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e a própria Escola Básica do Montalvão, ao “(re)criar a biblioteca”, ação da Rede de Bibliotecas Escolares promovida pelo Ministério da Educação.

Ao integrar a Rede de Bibliotecas Escolares, a Escola Básica do Montalvão pode agora usufruir de um conjunto de benefícios disponibilizados por este organismo, como a partilha de experiências e recursos educativos e a participação em vários projetos de literacia que venham a ser promovidos.

A atual biblioteca da Escola Básica do Montalvão está instalada num monobloco, o qual dispõe de climatização assegurada por ar condicionado e portas de ligação direta ao edifício escolar por rampas que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, protegidas por telheiros.

Este espaço dedicado à aprendizagem e promoção da leitura, com vários recursos e condições condignas de utilização, foi criado no ano passado pela Câmara Municipal de Setúbal, um investimento de cerca de 200 mil euros que permitiu a substituição do anterior e obsoleto espaço de biblioteca.

Com esta intervenção, que garantiu igualmente a requalificação de uma área do espaço de recreio, sem desvirtuar o pomar de laranjeiras característico deste equipamento, todas as escolas básicas do concelho passam a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares.

O resultado da candidatura foi conhecido a 9 de fevereiro, com a Escola Básica do Montalvão, juntamente com mais 24 estabelecimentos de ensino de norte a sul do país, a passar a integrar esta rede nacional, que conta com mais de 2400 escolas, básicas e secundárias, públicas e privadas.

O programa Rede de Bibliotecas Escolares tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, proporcionando aos utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento, em suporte analógico, eletrónico e digital.