
O Programa
No âmbito de candidatura ao programa PorLisboa PT2020, medida 10.1 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, o Município de Setúbal promove, desde o ano letivo 2019/20, o Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, dirigido a todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.
Com este programa, o Município pretende contribuir para a melhoria do sucesso escolar, nomeadamente ao nível da língua portuguesa, matemática e ciências, através da intervenção em anos precoces de escolaridade, de modo a prevenir dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.
Contempla a realização de seis a oito ações por ano letivo, em contexto de sala de aula e em articulação com o docente, nas áreas da educação pela arte e das ciências experimentais.
As ações na área da educação pela arte pretendem estimular nas crianças o pensamento crítico e abstrato, a criatividade, a educação dos sentidos, a psicomotricidade, o domínio da língua materna e a formação de públicos e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento da autorregulação emocional, da postura, da atenção e da concentração, assim como a aquisição de métodos de trabalho.
O programa é constituído por quatro ações:
Dirigida à educação pré-escolar e 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Casa da Avenida
Animação do Livro e da Leitura, com início no ano letivo de 2019/20, consiste na realização de um conjunto de atividades, a partir do livro, recorrendo a linguagens artísticas diferenciadas, quer seja a expressão plástica ou a expressão dramática, como meios de enriquecer a comunicação, a expressão das crianças e a leitura do mundo e da vida.
As artes são promotoras de competências sociais, emocionais e pessoais, bem como de desenvolvimento da criatividade, sentido estético e conhecimento do mundo e das diferentes manifestações artísticas e culturais.
A intervenção, em anos precoces, na área da linguagem escrita e oral, é preditora do sucesso em anos posteriores, uma vez que são fundamentais na construção de conhecimento em diversas áreas e domínios, sendo ferramentas essenciais à compreensão e apropriação da informação.
Dirigido ao 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
Movimento e Dança, teve início nas escolas no ano letivo de 2019/20. Com esta ação, pretende-se a realização de um conjunto de sessões na área do movimento e da dança, recorrendo à expressão dramática e cénica, bem como à expressão musical.
Enquanto abordagem globalizante, o movimento e a dança favorecem o desenvolvimento humano de uma forma completa, pois permitem o conhecimento do corpo no espaço e no tempo, as relações com os outros e um desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico e social.
Entende-se o contributo desta área, para além das questões intelectuais, da abordagem às artes e às diferentes formas de expressão, também o da criação de estruturas emocionais nas crianças, determinantes no processo de ensino-aprendizagem.
Na área da educação pelas ciências experimentais pretendemos promover a aprendizagem ativa das ciências e estimular nas crianças o pensamento crítico e abstrato, a criatividade, a psicomotricidade, a resolução de problemas, a curiosidade e a capacidade de observação.
Dirigida à educação pré-escolar e 3.º e 4.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Ciência Viva
Ciências Experimentais iniciou as ações de ciências experimentais nas escolas no ano letivo de 2020/21, com crianças e docentes de educação pré-escolar e dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Sendo o desenvolvimento de competências científicas indispensável numa sociedade em constante transformação, nas várias vertentes do conhecimento, nesta ação são dinamizadas sessões com vista a despertar nas crianças o interesse e a compreensão do mundo, ligando as atividades experimentais e os fenómenos científicos quotidianos.
A introdução do ensino das ciências, em anos precoces, proporciona uma educação científica de base que permite à criança a compreensão de fenómenos e de acontecimentos que compõem o mundo físico e social de que faz parte.
A par da Ação 3. – Ciências Experimentais
Iniciaram-se no ano letivo 2020/21, ações de capacitação de recursos humanos na área das ciências experimentais dirigidas a educadores(as) e professores(as) do 1.º ciclo do Ensino Básico.
As ações têm uma forte componente prática, de modo a fornecer estratégias para um ensino mais dinâmico, que venham enriquecer as metodologias utilizadas e propor novas abordagens no ensino das ciências, partindo dos conhecimentos e interesses dos alunos e da exploração do meio envolvente: sala de aula, pátio ou outros locais da comunidade.
Impactes do Programa
O Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais teve início no ano letivo 2019/20. Contudo, o encerramento das escolas em março de 2020, devido à pandemia por Covid-19, resultou no adiamento das ações para o ano letivo de 2020/21.
O Programa prevê a participação anual de todos os alunos de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico, cerca de seis mil, dos respetivos docentes, cerca de 300, e dos auxiliares de ação educativa afetos aos jardins de infância, perto de cem.
Devido às contingências acima mencionadas, foram realizadas até hoje, 1 450 ações, envolvendo 4 725 alunos, 189 docentes e 54 não docentes.