Programa Municipal de Educação pelas Artes e Ciências Experimentais | logo
O Município de Setúbal, cumprindo as suas políticas educativas e sociais, tem assumido um papel fundamental no desenvolvimento do enorme potencial educativo da cidade, nomeadamente na construção de uma comunidade e cidadania conscientes, resiliente e capaz de responder aos desafios da humanidade. No âmbito do Programa Municipal de Promoção do Sucesso Educativo, que entende que o sucesso de cada um é determinante para o bem comum, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações e intervenções, quer ao nível de infraestruturas como de recursos materiais e imateriais, potenciadores da igualdade de oportunidades, da justiça social e do equilíbrio territorial. Apresentamos o Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, iniciado em 2019, que resulta de uma candidatura elaborada com os agrupamentos de escolas ao Programa POR Lisboa PT2020, para um universo de cerca de 6 mil alunos, que acreditamos contribuir para a formação de cidadãos criativos, críticos, solidários e melhor preparados para o tempo presente e futuro.Ricardo Oliveira, vereador do pelouro da Educação

O Programa

No âmbito de candidatura ao programa PorLisboa PT2020, medida 10.1 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, o Município de Setúbal promove, desde o ano letivo 2019/20, o Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, dirigido a todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

Com este programa, o Município pretende contribuir para a melhoria do sucesso escolar, nomeadamente ao nível da língua portuguesa, matemática e ciências, através da intervenção em anos precoces de escolaridade, de modo a prevenir dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar em anos subsequentes.

Contempla a realização de seis a oito ações por ano letivo, em contexto de sala de aula e em articulação com o docente, nas áreas da educação pela arte e das ciências experimentais.

As ações na área da educação pela arte pretendem estimular nas crianças o pensamento crítico e abstrato, a criatividade, a educação dos sentidos, a psicomotricidade, o domínio da língua materna e a formação de públicos e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento da autorregulação emocional, da postura, da atenção e da concentração, assim como a aquisição de métodos de trabalho.

O programa é constituído por quatro ações:

 Dirigida à educação pré-escolar e 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Casa da Avenida

Animação do Livro e da Leitura, com início no ano letivo de 2019/20, consiste na realização de um conjunto de atividades, a partir do livro, recorrendo a linguagens artísticas diferenciadas, quer seja a expressão plástica ou a expressão dramática, como meios de enriquecer a comunicação, a expressão das crianças e a leitura do mundo e da vida.

As artes são promotoras de competências sociais, emocionais e pessoais, bem como de desenvolvimento da criatividade, sentido estético e conhecimento do mundo e das diferentes manifestações artísticas e culturais.

A intervenção, em anos precoces, na área da linguagem escrita e oral, é preditora do sucesso em anos posteriores, uma vez que são fundamentais na construção de conhecimento em diversas áreas e domínios, sendo ferramentas essenciais à compreensão e apropriação da informação.

Dirigido ao 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

Movimento e Dança, teve início nas escolas no ano letivo de 2019/20. Com esta ação, pretende-se a realização de um conjunto de sessões na área do movimento e da dança, recorrendo à expressão dramática e cénica, bem como à expressão musical.

Enquanto abordagem globalizante, o movimento e a dança favorecem o desenvolvimento humano de uma forma completa, pois permitem o conhecimento do corpo no espaço e no tempo, as relações com os outros e um desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico e social.

Entende-se o contributo desta área, para além das questões intelectuais, da abordagem às artes e às diferentes formas de expressão, também o da criação de estruturas emocionais nas crianças, determinantes no processo de ensino-aprendizagem.

Na área da educação pelas ciências experimentais pretendemos promover a aprendizagem ativa das ciências e estimular nas crianças o pensamento crítico e abstrato, a criatividade, a psicomotricidade, a resolução de problemas, a curiosidade e a capacidade de observação.

Dirigida à educação pré-escolar e 3.º e 4.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico, desenvolvida pela Ciência Viva

Ciências Experimentais iniciou as ações de ciências experimentais nas escolas no ano letivo de 2020/21, com crianças e docentes de educação pré-escolar e dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Sendo o desenvolvimento de competências científicas indispensável numa sociedade em constante transformação, nas várias vertentes do conhecimento, nesta ação são dinamizadas sessões com vista a despertar nas crianças o interesse e a compreensão do mundo, ligando as atividades experimentais e os fenómenos científicos quotidianos.

A introdução do ensino das ciências, em anos precoces, proporciona uma educação científica de base que permite à criança a compreensão de fenómenos e de acontecimentos que compõem o mundo físico e social de que faz parte.

A par da Ação 3. – Ciências Experimentais

Iniciaram-se no ano letivo 2020/21, ações de capacitação de recursos humanos na área das ciências experimentais dirigidas a educadores(as) e professores(as) do 1.º ciclo do Ensino Básico.

As ações têm uma forte componente prática, de modo a fornecer estratégias para um ensino mais dinâmico, que venham enriquecer as metodologias utilizadas e propor novas abordagens no ensino das ciências, partindo dos conhecimentos e interesses dos alunos e da exploração do meio envolvente: sala de aula, pátio ou outros locais da comunidade.

Impactes do Programa

O Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais teve início no ano letivo 2019/20. Contudo, o encerramento das escolas em março de 2020, devido à pandemia por Covid-19, resultou no adiamento das ações para o ano letivo de 2020/21.

O Programa prevê a participação anual de todos os alunos de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico, cerca de seis mil, dos respetivos docentes, cerca de 300, e dos auxiliares de ação educativa afetos aos jardins de infância, perto de cem.

Devido às contingências acima mencionadas, foram realizadas até hoje, 1 450 ações, envolvendo 4 725 alunos, 189 docentes e 54 não docentes.

Recursos Pedagógicos

Ir e Vir e Voltar (com livros)
Casa da Avenida
Capítulo 1.
O que pode um livro ser?
Capítulo 2.
O que guarda a montanha?
Capítulo 3.
É pau, é pedra
Capítulo 4.
Estava a pensar

Contactos

Divisão de Gestão e Projetos Educativos | digepe@mun-setubal.pt

Casa da Avenida | casa.avenida.stb@gmail.com

Academia de Dança Contemporânea de Setúbal | adc.setubal@mail.telepac.pt

Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento | setubaldesafios@cienciaviva.pt

Galeria