Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação

Setúbal assumiu o compromisso de município embaixador da vacinação ao integrar, com as restantes autarquias da Área Metropolitana de Lisboa, uma rede pioneira criada pela Direção-Geral da Saúde, formalizada a 30 de abril, em cerimónia realizada na Amadora.


Um direito, um dever e um ato de solidariedade e de cidadania na defesa da saúde individual e pública é a principal mensagem partilhada e fomentada na Carta de Compromisso da Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação, constituída no âmbito das celebrações da Semana Europeia da Vacinação 2019.

O vereador da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, assinou o documento que oficializa os compromissos do município em fazer a advocacia e promover a literacia na vacinação, colaborar na concretização de oportunidades de vacinação e contribuir para a cobertura universal da vacinação.

A rede de parceiros criada pela Direção-Geral da Saúde, para já a funcionar apenas em formato de programa-piloto na Área Metropolitana de Lisboa, junta autarquias, administrações regionais de saúde e agrupamentos de centros de saúde com o objetivo comum de promoção da vacinação.

A formalização da Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação e a assinatura da respetiva Carta de Compromisso decorreu na manhã de dia 30 no âmbito da iniciativa “Vacinas: um compromisso para a vida”, dinamizada no espaço cultural Recreios da Amadora.

A cerimónia contou com as presenças de representantes dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e, entre outros, da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.