Setúbal acolheu 13.º Congresso Internacional APEGEL

A sustentabilidade da gestão da saúde e da enfermagem esteve em foco no 13.º Congresso Internacional APEGEL – Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro em Setúbal.


Workshops e conferências fizeram parte do programa de três dias do encontro, com ações centradas no Esperança Centro Hotel, em que 250 participantes debateram temas da sustentabilidade da gestão em enfermagem, da liderança, da formação e da empregabilidade da enfermagem.

Na sessão solene do encontro, realizada no dia 20, o vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, apontou a convergência do município com as preocupações da associação no que respeita ao reconhecimento e à relevância dos enfermeiros em matéria de vínculos, carreiras, remunerações e condições de trabalho.

Na intervenção, o autarca salientou igualmente a centralidade que os enfermeiros têm na esfera da gestão dos serviços de saúde, nomeadamente no que concerne à prestação de cuidados, prevenção da doença e reabilitação da saúde, assim como no plano institucional e comunitário.

O impacte negativo na saúde que resulta da cultura de subalternidade imposta aos enfermeiros, expresso em debates em torno da definição do ato médico e na resistência à definição do estatuto do Enfermeiro de Família, foi também vincado pelo vereador da Saúde.

Pedro Pina assinalou ainda que os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra procuram sensibilizar o governo para a degradação do acesso e riscos da qualidade dos cuidados prestados no Serviço Nacional de Saúde, tendo, para tal, constituído o Fórum Intermunicipal de Saúde, que hoje mesmo, à noite, promove nova reunião.

No encontro ficou patente que a sustentabilidade da gestão é fundamental para garantir que a enfermagem possa continuar a responder aos desafios e para garantir a qualidade dos cuidados de saúde, a eficiência dos recursos e a satisfação dos profissionais de saúde.

A empregabilidade dos enfermeiros esteve também em foco no encontro. Apesar de a enfermagem ser uma profissão em crescimento, a escassez destes profissionais de saúde acentua-se a nível global, sendo por isso fulcral criar oportunidades de emprego e de desenvolvimento profissional para o setor.

O 13.º Congresso Internacional APEGEL, que promoveu um conjunto de visitas a espaços e equipamentos culturais da cidade, foi organizado com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal.