Visita do Executivo municipal à Escola Básica do Peixe Frito

As ações de melhoramento e qualificação do espaço exterior da Escola Básica n.º 5 do Peixe Frito realizadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião foram valorizadas no dia 30 de novembro pela vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.


Numa visita ao estabelecimento de ensino acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia, Luís Matos, a autarca, que também detém o pelouro da Educação, valorizou as intervenções que tiveram como objetivo melhorar a capacidade de drenagem das águas pluviais e criar as condições para realizar ações de embelezamento do espaço.

“Depois deste enorme melhoramento precisamos de tornar este espaço mais aprazível. Vão ser plantadas árvores e vai ser criada uma zona de estar para tornar o local mais acolhedor e criar uma espécie de refúgio climático.”

As árvores serão plantadas numa ação integrada no projeto municipal “Seja Jardineiro Por Um Dia”, agendada para o dia 31 de janeiro, e que contará com o envolvimento de alunos, professores e pessoal não docente, pais e encarregados de educação.

“Queremos envolver toda a comunidade escolar, juntamente com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, na criação de um espaço mais aprazível”, disse Luís Matos.

As ações realizadas pela junta durante a pausa letiva de verão, no âmbito da transferência de competências da Câmara Municipal, contemplaram a retenção das areias que formavam uma pequena barreira num logradouro e que, ao deslizarem, provocavam entupimentos, alagando o espaço, que foi dotado também de novo piso e sumidouros.

De acordo com Luís Matos, foi feito o reperfilamento dos lancis e nos socalcos foi colocado um murete que “já comprovou, nas grandes chuvadas dos últimos dias, ser eficaz na contenção das águas e areias que antes escorriam para a zona pedonal a qual ficava praticamente intransitável”.

Além disso, foi feito o alargamento do logradouro na zona da entrada da escola, com o afastamento do muro para nascente, com a intenção “não só de aumentar o espaço de recreio e de lazer, mas também para criar a zona de estar” no âmbito do projeto “Seja Jardineiro Por Um Dia”.