Um encontro internacional de reflexão sobre a forma de melhorar a vivência das cidades para os cidadãos imigrantes, no âmbito do projeto “Future of Europe – Reload”, realiza-se a 10 de outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


O congresso “Como tornar as cidades num local melhor para viver – Porquê a Europa? A Europa aos olhos dos não europeus” é uma das iniciativas previstas no protocolo de cooperação assinado em abril deste ano em Aksakovo, Bulgária, pelas sete cidades que constituem a rede Open Towns envolvida no projeto “Future of Europe – Reload”.

Além de Setúbal e Aksakovo, integram esta rede os municípios de Shtip, na Macedónia, Victoria, na Roménia, Montserrat, Espanha, Ozarow Mazoviecki, Polónia, e Nughedu Santa Vittoria, Itália.

O congresso, com inscrições, gratuitas, a decorrer até 30 de setembro, através do endereço futuroeuropa@mun-setubal.pt, tem início às 09h30 com uma sessão de abertura pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Segue-se, às 09h45, a exibição do vídeo “Porquê a Europa?” e, uma hora depois, são apresentadas as experiências e as boas práticas do município de Setúbal relativamente à inclusão de cidadãos não europeus na comunidade.

Os trabalhos na parte da manhã terminam com a exibição de um pequeno filme sobre o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, um projeto de cidadania inovador a nível nacional desenvolvido na zona da Bela Vista, com o envolvimento direto dos moradores.

O congresso prossegue à tarde, às 14h30, com a apresentação das experiências e boas práticas na área da inclusão social dos municípios parceiros de Setúbal na rede Open Towns, a que se segue um período de debate.

O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h30.

O projeto internacional “Future of Europe – Reload”, um dos 15 aprovados pela União Europeia, num total de mais de três centenas de candidaturas, tem como objetivo desenvolver, entre 2018 e 2020, ações de reforço da identidade das populações enquanto cidadãos de uma Europa comunitária.

Uma das mais-valias que se espera extrair do projeto é a consolidação de uma rede de intercâmbio de experiências e conhecimentos culturais, sociais e profissionais entre as sete cidades europeias.

“Future of Europe – Reload” representa a continuação natural de “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada”, criado com os mesmos objetivos e que, entre 2015 e 2017, integrou três das cidades que voltam a juntar-se – Setúbal, Nughedu Santa Vittoria e Aksakovo – e ainda Igualada, Espanha.

O projeto anterior foi distinguido pela União Europeia como exemplo de cooperação entre municípios e vai ser incluído numa publicação da Comissão Europeia sobre boas práticas na União Europeia.

 

Documentos Relacionados