Um conjunto de três concertos, nos dias 5, 6 e 21 de outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, compõe a primeira edição do ciclo Jazz de Outono.


A abrir o programa do ciclo, com concertos sempre às 21h30, a Big Band Júnior, a orquestra de jazz mais jovem do país, apresenta-se, no dia 5, pela primeira vez desde o início da sua atividade, em 2010, com um reportório 100 por cento português.

Big Band Júnior abraça Sassetti, com a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Ramos como convidados especiais, enquadra-se num projeto que pretende dar a conhecer a música do compositor e pianista português às gerações mais novas.

O reportório é constituído, essencialmente, por temas de Sassetti arranjados para a banda por músicos portugueses e complementado por composições e arranjos de outros autores nacionais.

Este espetáculo resulta de uma parceria com a Orelha Viva, o Hot Clube de Portugal, a Casa Bernardo Sassetti e o São Luiz Teatro Municipal.

O ciclo, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, prossegue no dia seguinte com Elas e o Jazz, projeto de Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, que partilham em palco o amor pelo jazz e pelas canções que marcaram a história deste género musical.

As cantoras recriam o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz nova-iorquinos, num espetáculo que, mais do que uma visita aos clássicos, é uma narrativa musical contada a três vozes, distintas, mas sempre feitas de emoção.

A encerrar o programa, a Orquestra de Jazz de Matosinhos inicia em Setúbal uma digressão por algumas cidades do país, até ao final do ano, para apresentar uma série de concertos em que revisita a história das big bands no jazz.

Intitulado “Big Bands: Do Ballroom à Sala de Concerto – Uma viagem pelos tempos do jazz com a OJM”, este conjunto de concertos pedagógicos, que contam com a apresentação do autor e crítico de jazz Manuel Jorge Veloso, coloca em evidência a importância que as big bands tiveram enquanto formação instrumental indissociável da evolução dos vários estilos jazzísticos.

O objetivo é também evidenciar traços distintivos desse percurso, desde os tempos em que as grandes orquestras eram um elemento essencial à dança nos grandes espaços de diversão públicos até à atmosfera calorosa dos pequenos clubes e das mais reputadas salas de concerto.

O reportório inclui várias peças-chave das orquestras de Fletcher Henderson, Jimmie Lunceford, Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Tommy Dorsey, Artie Shaw, Dizzy Gillespie, Woody Herman, Stan Kenton e Gerry Mulligan, arranjadores, compositores e chefes de orquestra de referência no período de ouro do jazz marcado pelo trajeto das big bands.

O ciclo Jazz de Outono visa criar novos polos de atração para enriquecer a programação do Fórum Municipal Luísa Todi e captar novos públicos, o programa da primeira edição cumpre ainda o objetivo de oferecer três variantes estéticas deste género musical.

Os bilhetes para todos os concertos, que podem ser adquiridos no Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt, têm o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão. A assinatura para os três espetáculos custa 25 euros.

 

Documentos Relacionados